Apesar da ação política de grupos do Judiciário que tentam neutralizar o ex-presidente Lula, a defesa do candidato à Presidência Ciro Gomes (PDT) recorreu ao Superior Tribunal de Justiça (STJ) para obter autorização para visitar o ex-presidente Lula em Curitiba, informa a Reuters nesta terça (21).

O pedido também foi feito em nome do presidente do PDT Carlos Lupi, do líder do partido na Câmara, André Figueiredo (CE). Todos alegam que são amigos do petista mas foram barrados pela juíza Carolina Lebbos, que cuida da execução da pena do ex-presidente.

Ao STJ, o trio argumenta que a visitação é um “direito líquido e certo do preso”. Após barrar o primeiro pedido dos pedetistas, Lebbos atribuiu à Polícia Federal a responsabilidade por organizar visitar ao ex-presidente Lula. Mais recentemente, o Ministério Público Federal representou contra, alegando que Lula usa a cela como “comitê” de campanha e alegando que as visitas têm a finalidade de discutir política e interferir nas eleições.

A exemplo de petistas e lideranças de outros partidos de esquerda, Ciro tem dito que, no segundo da eleição presidencial, este campo estará unido em torno de quem passar para a próxima fase. (Do GGN/Carta Campinas)