A Reitoria da Unicamp soltou um comunicado em relação ao fechamento das atividades da biblioteca do Centro de Memória da Unicamp (CMU). De acordo com a reitoria, a medida é “inadequada do ponto de vista acadêmico e desnecessária do ponto de vista administrativo”.

Para a Reitoria, existem outras alternativas para a disponibilização pública do acervo. O deficit da Unicamp este ano está estimado em R$ 240 milhões.  A biblioteca do CMU tem grande quantidade de material sobre a história de Campinas. Veja a notícia do fechamento aqui e, abaixo, o comunicado da Reitoria.

Comunicado da Reitoria

A respeito do comunicado divulgado pela diretoria do Centro de Memória da Unicamp (CMU), anunciando a suspensão das atividades de sua biblioteca, a reitoria esclarece:

1. A decisão anunciada é de exclusiva responsabilidade da administração do CMU.
2. A reitoria considera a medida inadequada do ponto de vista acadêmico e desnecessária do ponto de vista administrativo.
3. Como parte integrante do Sistema de Bilbliotecas da Unicamp (SBU), existem inúmeras outras alternativas para a disponibilização pública do acervo.
4. Em alguns casos, há alternativas de natureza administrativa que não envolvem novas contratações, como o remanejamento de pessoal ou realocação do próprio acervo dentro do Sistema de Bibliotecas da Unicamp, o que permite manter a disponibilização de acervos.
5. A contratação de novos profissionais, nesse momento, como é de conhecimento público, é inviável devido ao déficit orçamentário da Universidade, que em 2018 deverá chegar a R$ 240 milhões.
6. A reitoria está ciente das dificuldades relacionadas ao quadro de pessoal nos órgãos e estabeleceu prioridades, que são submetidas às comissões, câmaras e ao Conselho Universitário (Consu) para tomada de decisões.
7. Estabelecer prioridades é necessário em razão do déficit orçamentário. No caso do CMU, avaliou-se que a quantidade de usuários diários para os serviços da biblioteca não justifica uma priorização em relação a outras demandas mais urgentes.
8. A Unicamp está abrindo concurso para bibliotecário, porém as contratações somente poderão ocorrer após a homologação dos processos seletivos, o que por sua vez só pode ocorrer, segundo a legislação, depois do período eleitoral.
9. A reitoria buscará junto ao SBU outras alternativas para a solução da disponibilização pública do acervo.
10. Ciente de sua responsabilidade na gestão do patrimônio público, a reitoria considera importante expor os fatos de maneira clara e objetiva para que a comunidade acadêmica forme sua própria opinião e continue apoiando a Unicamp em sua missão social.

Reitoria da Unicamp

Campinas, 19 de julho de 2018.