Alexandre Cora Francisco, o Xandão, que foi preso em 2015 quando trabalhava como assessor direto do prefeito de Campinas, Jonas Donizette (PSB), negociou cargo na prefeitura com líder do PCC, segundo informa reportagem do jornal Estadão.

Xandão, assessor de Jonas, trabalhou no gabinete do Prefeito de Campinas até sua prisão. Ele foi condenado a 5 anos e 2 meses por organização criminosa e flagrado em grampo oferecendo cargo ao responsável pela contabilidade da facção no interior de São Paulo; transcrições foram obtidas pelo jornal Estadão.

“Esse era o cargo que eu queria te dar”, prometeu um ex-assessor do prefeito de Campinas, Jonas Donizette (PSB), a um líder do PCC, diz a reportagem.

O Xandão foi flagrado, em 2015, em conversa com Marcelo Celso dos Santos, o Kardec, acusado de ser responsável pela contabilidade da facção no interior de São Paulo. O processo correu sob sigilo. O jornal obteve acesso às transcrições dos grampos que pegaram o ex-assessor. Nas conversas, o Xandão chega a dizer que o prefeito precisava se reeleger para que ele Kardec ‘ganhassem espaço’ e ‘confiabilidade’. Segundo a reportagem, Xandão afirma ser inocente e a Prefeitura diz que exonerou o assessor de Jonas em 2015. (Veja reportagem Completa)