Romper barreiras, extinguir fronteiras, desconstruir a si mesmo e ao mundo. Em turnê pelo estado de São Paulo, o espetáculo multimodal “De uma margem a outra”, com direção coreográfica de Daniela Gatti e musical de Jônatas Manzolli, explorou – durante todo o mês de julho – um novo modo de criação em rede com uma turnê exclusiva pelo estado de São Paulo. Dança, música, literatura e tecnologia se entrelaçaram num jogo poético de gestos, sons e textos. A turnê se encerra no próximo dia 9 de agosto (quinta-feira), às 20h30, com uma apresentação especial no Teatro Castro Mendes, em Campinas.

Baseado na estrutura literária do escritor Ítalo Calvino (1923-1985), sobretudo na contida no emblemático livro “Seis Propostas para o Próximo Milênio”, o espetáculo, protagonizado pelo bailarinos e músicos formados pela Unicamp, encena ilhas interpretativas a partir de diversos temas, que criam um ‘arquipélago imaginário’. As pontes representam passagens daquilo que é fixo, compacto e denso, para o mutável e leve, até alcançar o sentido de transparência, que dissolve o que é denso e dá ao espectador a ideia de permeabilidade. O pêndulo liga o tempo ao espaço, movimento e som. Neste contexto, o pêndulo, mais do que um elemento cenográfico, é então levado ao palco como uma síntese do denso e do leve, criando uma conexão por meio de movimentos que sugerem a construção de pontes entre o fixo e o mutável.

Composições coreográficas e musicais navegam juntas entre cenas dramáticas, resultantes da performance envolvendo músicos – duas percussões, uma flauta transversal e uma mezzo soprano -, e bailarinos integrados a fragmentos de poemas do moçambicano Mia Couto, que estruturam o perfil melódico da obra.

A tecnologia está presente em todo o espetáculo por meio de sensores de movimento e difusão eletroacústica, que viabilizam sonoridades granulares a cada sutil deslocamento dos artistas em cena.

A proposta de criação do espetáculo tem origem em parcerias anteriores entre os professores e diretores Daniela Gatti e Jônatas Manzolli, ambos do Instituto de Artes da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) – Matizes (2013) e a Ópera multimodal Descobertas (2016), criada para celebrar os 50 anos da universidade.

O projeto também conta com a colaboração de núcleos de pesquisa de criação artística – Núcleo Dança REDES, GRUPU Grupo de Percussão Unicamp e NICS. Assim como a obra de Calvino, a montagem está estruturada em seis movimentos: Peso, Leveza, Transparência, Pêndulo , Pele e Multiplicidade.

A montagem foi contemplada pelo Programa de Incentivo à Cultura do Governo do Estado (PROAC 2017). (Carta Campinas com informações de divulgação)

Elenco
Bailarinos: Karina Almeida e Tutu Morasi
Músicos: Gabriel Rimoldi (meta-flauta), Laiana Oliveira (mezzo soprano), Rodolpho Simmel e Otavio Antoniacci (percussão)
Direção Coreográfica e Cênica: Daniela Gatti
Direção Musical: Jônatas Manzolli
Músicos: Gabriel Rimoldi (meta-flauta), Laiana Oliveira (mezzo soprano), Rodolpho Simmel e Raphael Peregrino (percussão)
Composição eletroacústica: Jônatas Manzolli, Danilo Rossetti e Gabriel Rimoldi
Difusão eletroacústica: Danilo Rossetti, Tales Botechia, Vinicius Cesar Oliveira
Figurino: Dani Calichio e Kaliani Dassi
Concepção visual: Kassius Trindade
Fotógrafo: Kassius Trindade
Iluminação: Eduardo Albergaria
Apoio técnico e estagiária: Giovana Herrera
Produçao: Cais das Artes
Realização:
PROAC – Governo do Estado de São Paulo
Apoio:
Departamento de Artes Corporais – Unicamp
Núcleo Interdisciplinar de Comunicação Sonora (NICS), Unicamp

Espetáculo multimodal “De uma margem a outra”
Programa de Incentivo à Cultura do Governo do Estado (PROAC 2017)
Data: 9 de agosto (quinta-feira), às 20h30
Local: Teatro Castro Mendes | Rua Conselheiro Gomide, 62 – Vila Industrial, Campinas/SP
Telefone: (19) 3272-9359
Ingressos Antecipados e meia entrada: R$20,00
Ingressos no dia da apresentação e inteira: R$40,00
Pontos de venda de ingresso antecipado
Teatro Castro Mendes e em Barão Geraldo, com Giovana – WhatsApp (19) 999192901