Ibaô recebe ‘Dança das Águas do Ilê’, residência artística e cultural com Bianca Santana

Diante da urgência em fortalecer as manifestações culturais de matriz africana e as lutas contra o racismo e o preconceito religioso, a dançarina e performer negra Bianca Santana participa da residência artística e cultural no Instituto Baobá de Cultura e Arte (Ibaô), localizado na cidade de Campinas/SP, entre os meses de junho e agosto de 2018.

Nascida e formada em movimentos de manifestações culturais populares da cidade litorânea de Caravelas/BA, a artista parte da mitologia das danças sagradas das quatro orixás femininas das águas – Iemanjá, Oxum, Nanã e Obá – para realizar procedimentos de pesquisa, criação e produção de dança coletiva junto à comunidade: “Será um importante processo de troca junto ao Ilê de Campinas, uma vez que além da pesquisa e concepção artística em parceria com manifestações étnico culturais do Ibaô, como o grupo de percussão, a capoeira e o afoxé, acontecerão em julho oficinas abertas para a comunidade”, explica Bianca.

Em um momento que ações de racismo e de extermínio do povo negro aparecem como uma constante, não sendo raros os casos de ataques a casas e espaços de resistência da cultura afro, a residência artística firma a arte e a dança como ferramentas de promoção da cidadania, abrindo perspectivas para a preservação da memória e registro da cultura afro no Brasil.

Dança das Águas no Ilê, projeto de residência artística de Bianca Santana, conta com o apoio financeiro do Governo do Estado, através do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda e Secretaria de Cultura da Bahia, via primeira chamada do edital de Mobilidade Artística e Cultural 2018.

O Ibaô – Instituto Baobá de Cultura e Arte é um Ponto de Cultura e de Memória que vivencia a preservação e memória da Capoeira e do Patrimônio Cultural de Matriz Africana, difundidos e pertencentes pela comunidade de Campinas há mais de 30 anos. Com o objetivo de fortalecer, dar continuidade e disseminar as raízes da cultura e da arte, o coletivo desenvolve práticas educativas e artísticas que retomam relações étnicas e de formação da identidade cultural brasileira na sociedade contemporânea. (Carta Campinas com informações de divulgação)

Dança das Águas do Ilê – Residência Artística e Cultural
Local: Ibaô – Instituto Baobá de Cultura e Arte – R. Ema, 170, Vila Padre Manoel de Nóbrega, Campinas/SP
Quando: junho, julho e agosto de 2018 – oficinas de dança abertas para a comunidade

Recent Posts

Flávio Bolsonaro aparece como o mais rejeitado na pesquisa Quaest após relação com Vorcaro

(pedro frança ag senado) Pesquisa Quaest divulgada nesta quarta-feira (10) mostra a liderança do presidente…

28 minutes ago

Sonho de voar impulsiona o premiado solo de dança contemporânea ‘Colibri’

(foto mars selva - divulgação) O espetáculo “Colibri”, solo de dança contemporânea criado, interpretado e…

15 hours ago

Feverestival abre venda de ingressos para espetáculos e inscrições para oficinas

"Restinga de Canudos", da Cia. do Tijolo (foto alécio cezar - divulgação) O Feverestival –…

18 hours ago

Estação Cultura recebe a Feira Cult, com mais de 100 expositores, pintura ao vivo e oficinas

(foto divulgação) Campinas recebe nos dias 12, 13 e 14 de junho mais uma edição…

23 hours ago

Operação do Gaeco investiga ligação de policiais civis de Campinas com PCC

(imagem pcsp) O Ministério Público de São Paulo faz na manhã desta terça-feira (9) a…

23 hours ago

Artes Pela Paz: Banda Pretas & Pretos leva a música negra ao palco em show gratuito no CCC

(foto reprodução instagram) A música negra brasileira e a valorização da ancestralidade ganham destaque no…

2 days ago