No próximo sábado (26/5), às 20h, no Centro Cultural Casarão, em Campinas, Marcia Mah apresenta o show Prismah – um olhar sobre o corpo da voz, um reflexo de sua carreira marcada pelo encontro e pela diversidade de gêneros musicais. O show é fruto dessas combinações e desses experimentos musicais.

“Procurei expressar as diferentes sensações que o canto me provoca, a começar pelas imagens que evocam na relação que tenho com os timbres ligando cores à emoção. O desdobramento teórico que cada tema envolveu fez desse trabalho um aprendizado ao observar sobre diferentes ângulos que a voz cantada revela uma variedade de significados sobre o tempo e o espaço de quem a expressa. Cantar nos faz conhecer o mundo e a si mesmo”, destaca Marcia.

Inspirado no DVD homônimo, o show Prismah traz ao palco Marcia Mah (vocal) na companhia de Bruno Cavalcante (guitarra), Luiz Antony (violoncelo) e Marcos Correa (bateria). O quarteto mistura elementos eletrônicos à instrumentação acústica, potencializando o conceito experimental da proposta do espetáculo, que ainda conta com imagens de Teo Ponciano (VJ). A turnê, contemplada pelo Prêmio ProAC Circulação de Espetáculos de Música Popular no Estado de São Paulo, passará por Campinas, Santos, Cananéia, São Paulo, Itu e Botucatu.

Influenciado pela MPB e pela Word Music, Prismah se transforma em um retrato sonoro da estética antropofágica que marca a identidade da artista. “Gosto de ouvir as expressões mais autênticas desses Brasis ao mesmo tempo em que me interessa a música universal. Todos nossos ritmos têm uma herança miscigenada e o cruzamento dessas manifestações é que torna rico o nosso cancioneiro. Sigo esse pedal como quem passeia por paisagens diferentes nessa grande viagem”.

Nesse sentido plural, a plateia é convidada a desfrutar da miscelânea musical alinhavada por reggae (Coisas), canção afro (Odoiá), toada (Relíquia), experimental (Medusa) e word music (Cosmos Dança), bem como por encontros inusitados, entre os quais o maracatu-canção (Profundo de Mim) e o funk-baião (Palavras). O show em cartaz também contemplará canções do álbum Apanhado (2000), que tem fronteiras com o flamenco e com o afoxé. A meta é transformar sonoridades, remexer o espectador. “Quero chegar num ponto em que o ouvinte reflita sobre a sua própria voz, enxergue seu corpo sonoro e o quanto ele lhe representa”.

O ingresso para o show é no chapéu (contribuição espontânea). A passagem da artista pela cidade também prevê a realização da oficina A Poética da Voz.

Com capacidade para até 40 pessoas e idade acima de 14 anos, a oficina A Poética da Voz será realizada na sexta-feira (25/5), das 15h às 17h, no Tugudum (Rua Maestro Francisco Manuel da Silva, 690, Jardim Santa Genebra, em Campinas/SP). A vivência busca desenvolver dinâmicas ligadas a técnicas de canto para a sensibilização do corpo/instrumento e a reflexão do corpo/história. “Há ainda a exibição dos clipes e roda de conversa sobre a função do intérprete e a poética do canto. Da mesma forma, proponho um mergulho na oralidade e nos signos da canção, observando a complexidade do ‘Eu lírico’ e das ambiências que levam a sua expressão”, conta Marcia.
Inscrições gratuitas pelo e-mail: [email protected] (Carta Campinas com informações de divulgação)

Show Prismah, de Marcia Mah
Quando: Sábado (26/5), às 20h
Onde: Centro Cultural Casarão (Rua Maria Ribeiro Sampaio Reginato, s/n, Terras do Barão, em Barão Geraldo, Campinas/SP)
Quanto: Ingresso no chapéu (contribuição espontânea)