Na manhã desta segunda-feira, 28 de maio, oitavo dia de greve dos caminhoneiros e locaute de transportadores, os papéis se inverteram. A Polícia Militar está se submetendo à fiscalização em bloqueio de grevistas.

Os caminhoneiros montaram blitz na rodovia Zeferino Vaz próximo à Refinaria da Replan em Paulínia e submeteram escoltas da própria Polícia Militar a uma fiscalização. Eles obrigaram os policiais a apresentar as notas fiscais dos caminhões que carregavam combustível e que eram escoltados.

Alguns caminhões não seguiram viagem e submeteram ao movimento. Na imagem acima, o momento em que uma das escoltas foi parada e fiscalizada. O blitz dos caminhoneiros foi feita para evitar o transporte de combustível com autorização judicial para postos de combustível.

A Polícia Militar de São Paulo, que normalmente usa e abusa de bobas de gás, de efeito moral e tiros de borracha contra estudantes e professores, desta vez se curvou.

Apesar do anúncio do acordo entre o governo e a Abcam, os protestos continuam em vários locais e a região de Campinas continua praticamente sem combustível. Somente alguns postos conseguiram passar pela blitz dos caminhoneiros e receberam combustível.