Nesta quarta-feira, 25, às 20h30, o grupo Barbatuques se apresenta no Teatro Iguatemi, em Campinas. Em 2017, o Barbatuques completou 20 anos. O músico, pesquisador e educador Fernando Barba foi o criador dessa história que se iniciou com alguns amigos buscando novas sonoridades produzidas somente com o corpo para fazer música e hoje é um grupo reconhecido internacionalmente pela sua linguagem única de percussão e música corporal.

Nesta trajetória, foram incontáveis as experiências e encontros em inúmeras cidades e países, onde acumularam histórias que ajudaram a construir a sonoridade e a trajetória do Barbatuques. O grupo se apresenta pelo mundo, fazendo shows para todos os públicos, oficinas com variados perfis, projetos infantis de musicalização e atividades para a família. Na discografia, quatro CDs lançados, o mais recente “Ayú” (2015), com participações de Hermeto Pascoal e Naná Vasconcelos, disco indicado ao Prêmio da Música Brasileira. Direcionado especialmente ao público infantil, “Tum Pá” (2012), que também ganhou registro em DVD.

“Não imaginava que iríamos realizar tanto, que teríamos o privilégio de encontrar tantos mestres em palcos e gravações, podendo dialogar e aprender sempre mais com eles, assim como a oportunidade de levar nossa música para diferentes plateias ao redor do mundo”, compartilha Fernando Barba.

A música do Barbatuques alcançou grandes voos, não só nos palcos dos mais de 30 países que se apresentaram ao redor do mundo, mas foi além. Estão em trilhas sonoras de filmes como Rio 2, O Menino e o Mundo, Trash e Tropa de Elite, na publicidade, jogos e séries para TV. A música Baianá, um clássico no repertório do grupo, em versão feita da adaptação de “Boa Noite Povo”, de Maria do Carmo Barbosa, ganhou o mundo, em audiovisuais e nas pistas pelas mãos de DJs de renome.

A linguagem desenvolvida pelo grupo contribuiu significativamente para a difusão da música corporal, tornando-se ainda uma importante ferramenta pedagógica. Corpo sonoro que tem como base o movimento trinômio “peito-estalo-palma”, que se tornou a marca registrada do grupo.

Hoje, a sonoridade do Barbatuques mostra uma sobreposição de estilos e estéticas, passando por baião, coco, samba, maracatu, rap, afoxé, funk, carimbó, toré indígena, choro, rock, beatbox, kecak e a música africana. São canções e músicas “instrumentais” que exploram a fonética, aspectos rítmicos, harmônicos e melódicos. Variando entre o erudito, a tradição popular brasileira e o pop contemporâneo. (Carta Campinas com informações de divulgação)

Data: 25 de abril, quarta-feira.
Horário: às 20h30.
Local: Teatro Iguatemi 3º piso do Iguatemi Campinas – Endereço: Av Iguatemi, 777 – Vila Brandina
Telefone: (19) 3294-3166 – www.teatroiguatemi.com.br

Inteira: R$ 70,00
Meia-Entrada: R$ 35,00

Vendas na
Bilheteria do Teatro: 3294-3166 (segunda a sábado das 10h às 22h | domingo das 12h às 20h)
Pela internet: www.ingressorapido.com.br