Arjan Martins 

Em São Paulo – De 28 de abril a 16 de julho, poderá ser vista no Centro Cultural Bando do Brasil (CCBB), de São Paulo, a exposição “Ex África”.

A Mostra traz ao local pela primeira vez um grande e essencial panorama da arte contemporânea do continente africano e da identidade da África moderna, marcada por uma diversidade de encontros culturais e interações, por processos de intercâmbio e aculturações, através da recente produção de 18 artistas, vindos de 8 países africanos, como Gana, Senegal e Zimbábue.

A eles se juntam também dois artistas afro-brasileiros, Arjan Martins e Dalton Paula.

No total, a exposição traz 90 obras entre fotos, instalações, pinturas e vídeos.

Dividida em quatro eixos temáticos — Ecos da História, Corpos e Retratos, O Drama Urbano e Explosões Musicais—, a mostra tem curadoria do alemão Alfons Hug, que dirigiu o Instituto Goethe em Lagos, na Nigéria, e será curador da Bienal do Mercosul deste ano.

Como um dos destaques da exposição, o ganês Ibrahim Mahama apresenta a instalação “Non-Orientable Nkansa II”, composta por centenas de caixas de engraxar sapatos, obtidas pelo artista nas ruas de Acra, capital do país, lembrando o trabalho de homens e mulheres que migraram das regiões rurais para a cidade em busca de emprego.

Também exibirão seus trabalhos o senegalês Omar Victor Diop , conhecido pelos retratos fotográficos posados, o sul-africano Mohau Modisakeng, que discute por meio de uma videoinstalação as marcas deixadas pelo apartheid, e o nigeriano Jelili Atiku, um dos destaques da Bienal de Veneza de 2017, que integra a programação de performances.

Os afro-brasileiros Arjan Martins e Dalton Paula exibem obras produzidas ao longo de uma pesquisa realizada em um bairro brasileiro em Abuja, capital da Nigéria. Enquanto Martins explora temáticas como a diáspora africana e o tráfico de negros para o Brasil, Paula trabalha com questões relacionadas ao corpo e à individualidade.

A entrada é livre e gratuita. Mais informações no SITE do CCBB-SP. (Carta Campinas com informações de divulgação)