Na próxima sexta-feira, 9, às 20h, no Espaço Arena do Sesc Campinas, como parte do projeto “Da Cena Local”, a Honesta Cia. de Teatro apresenta o espetáculo “Radio Outubro”.

Livremente inspirada na obra Rádio Outubro, de Vladimir Maiakovski, Osip Brik e Lilya Brik, a peça, estruturada em três atos, desvela a tentativa de manutenção de autoridades que vão ruindo ao se apoiar no sistema que elas mesmas constroem.

Ananás Brasiliensis ergue-se como um castelo de cartas. O risco de seu desabamento torna-se mais iminente conforme se aproximam as comemorações do Aniversário de Outubro, um importante feriado capaz de mobilizar grandes multidões. A Honesta Cia. De Teatro se questiona sobre suas próprias inquietações acerca da política e do fazer teatral, buscando certo acalento nas proposições de Augusto Boal e seu Teatro do Oprimido.

A entrada é gratuita.

No sábado e domingo (dias 10 e 11), das 14h às 18h, o público tem a oportunidade de se juntar à Honesta Cia. de Teatro para a oficina “Jogos do Teatro do Oprimido”. Com inscrições na Central de Atendimento a partir de R$ 3, os participantes, com ênfase no corpo e na busca de combate aos mecanismos que o reprimem e o alienam, são envolvidos em uma série de atividades e exercícios que buscam ampliar o repertório de imagens corporais do participante e assim, estimulá-lo a meditar sobre suas práticas cotidianas. O Teatro do Oprimido é um método de comunicação e de busca de alternativas concretas para problemas reais. É um espaço livre de debate e que tem no teatro sua principal ferramenta.

A Honesta Cia. de Teatro é formada por atores que se conheceram no curso de artes cênicas da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Em seus seis anos de existência, o grupo desenvolveu projetos buscando explorar as possibilidades de encontro com o público. Em 2011, a Honesta estreou o seu primeiro espetáculo, Tará bão di sar?, dirigida por Márcio Tadeu. Ainda em 2011, a companhia estreou mais dois trabalhos: O Burguês Finado, direção de Roberto Mallet e Antígona, sob a direção de Verônica Fabrini. Em 2012, em comemoração ao centenário de nascimento de Nelson Rodrigues, foram encenadas duas das suas tragédias cariocas: Perdoa-me por me traíres e Boca de Ouro, dirigidas, respectivamente, por Mario Santana e Marcelo Lazzaratto. Ainda no mesmo ano, a Honesta Cia. de Teatro estreou mais três espetáculos: NO AR, projeto contemplado pelo ProAC Primeiras Obras; As Presepadas de Damião – de como fez fortuna, venceu o Diabo e enganou a Morte com as graças de Jesus Cristo, espetáculo de rua e O Mandato, comédia do autor russo Nikolai Erdman. (Carta Campinas com informações de divulgação)