Honesta Cia. de Teatro apresenta ‘Radio Outubro’, da obra de Maiakóvski

Na próxima sexta-feira, 9, às 20h, no Espaço Arena do Sesc Campinas, como parte do projeto “Da Cena Local”, a Honesta Cia. de Teatro apresenta o espetáculo “Radio Outubro”.

Livremente inspirada na obra Rádio Outubro, de Vladimir Maiakovski, Osip Brik e Lilya Brik, a peça, estruturada em três atos, desvela a tentativa de manutenção de autoridades que vão ruindo ao se apoiar no sistema que elas mesmas constroem.

Ananás Brasiliensis ergue-se como um castelo de cartas. O risco de seu desabamento torna-se mais iminente conforme se aproximam as comemorações do Aniversário de Outubro, um importante feriado capaz de mobilizar grandes multidões. A Honesta Cia. De Teatro se questiona sobre suas próprias inquietações acerca da política e do fazer teatral, buscando certo acalento nas proposições de Augusto Boal e seu Teatro do Oprimido.

A entrada é gratuita.

No sábado e domingo (dias 10 e 11), das 14h às 18h, o público tem a oportunidade de se juntar à Honesta Cia. de Teatro para a oficina “Jogos do Teatro do Oprimido”. Com inscrições na Central de Atendimento a partir de R$ 3, os participantes, com ênfase no corpo e na busca de combate aos mecanismos que o reprimem e o alienam, são envolvidos em uma série de atividades e exercícios que buscam ampliar o repertório de imagens corporais do participante e assim, estimulá-lo a meditar sobre suas práticas cotidianas. O Teatro do Oprimido é um método de comunicação e de busca de alternativas concretas para problemas reais. É um espaço livre de debate e que tem no teatro sua principal ferramenta.

A Honesta Cia. de Teatro é formada por atores que se conheceram no curso de artes cênicas da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Em seus seis anos de existência, o grupo desenvolveu projetos buscando explorar as possibilidades de encontro com o público. Em 2011, a Honesta estreou o seu primeiro espetáculo, Tará bão di sar?, dirigida por Márcio Tadeu. Ainda em 2011, a companhia estreou mais dois trabalhos: O Burguês Finado, direção de Roberto Mallet e Antígona, sob a direção de Verônica Fabrini. Em 2012, em comemoração ao centenário de nascimento de Nelson Rodrigues, foram encenadas duas das suas tragédias cariocas: Perdoa-me por me traíres e Boca de Ouro, dirigidas, respectivamente, por Mario Santana e Marcelo Lazzaratto. Ainda no mesmo ano, a Honesta Cia. de Teatro estreou mais três espetáculos: NO AR, projeto contemplado pelo ProAC Primeiras Obras; As Presepadas de Damião – de como fez fortuna, venceu o Diabo e enganou a Morte com as graças de Jesus Cristo, espetáculo de rua e O Mandato, comédia do autor russo Nikolai Erdman. (Carta Campinas com informações de divulgação)


Discover more from Carta Campinas

Subscribe to get the latest posts sent to your email.

Comente

plugins premium WordPress