O violeiro e artesão Levi Ramiro, um dos tocadores mais importantes da atualidade, é o convidado da segunda edição do projeto Violada, Circuito Autoral das Violas Brasileiras, que acontece neste sábado, dia 17, no Rabeca Cultural, em Sousas, Campinas.

A iniciativa, que passou pela cidade pela primeira vez no ano passado, tem como objetivo reunir amantes e artistas do instrumento que é símbolo da cultura caipira e sertaneja. Por meio dos encontros, a intenção é fomentar o acesso à música produzida pelas novas gerações da viola e também de compositores que estão na estrada há tempos e carregam na bagagem conhecimento, técnica e muita história.

O Circuito Autoral das Violas Brasileiras é um projeto que percorre várias regiões do país e conta sempre com um anfitrião e um artista convidado para dividir seu dedilhar da viola e suas vivências musicais pelos palcos e rodas da vida. A ideia é formar um público para esse tipo de arte, disseminar as várias e novas facetas do instrumento de cordas, dividir causos e prosas e, claro, muita cantoria.

“A Violada tem como proposta apresentar o trabalho autoral dos violeiros da região e também mostrar novas possibilidades com o instrumento. Temos músicos que transcendem e expandem o universo da viola caipira, incorporando novos estilos musicais como o rock, o blues, a MPB, o choro, o jazz, o samba e outros. A ideia é criar um público e levantar discussões sobre o que é a viola brasileira nos dias de hoje”, conta o anfitrião, o músico Pedro Henrique Gava.

O evento começa às 20h e os ingressos custam R$20 por pessoa. (Carta Campinas com informações de divulgação)

Circuito Autoral das Violas Brasileiras
Dia: sábado, 17 de fevereiro
Horário: 20h
R$ 20

Local: Rabeca Cultural
Dona Maria Franco Salgado, 250
Sousas, Campinas
Informações: 19 99720-6186