Em São Paulo – Até o dia 7 de abril, poderá ser vista no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) em São Paulo, a exposição “Jean-Michel Basquiat – obras da coleção Mugrabi”, com curadoria de Pieter Tjabbes.

A obra de Jean-Michel Basquiat (Nova Iorque, 1960-1988) personifica o caráter de Nova Iorque nos anos 1970 e 1980, uma mistura de empolgação e decadência que criou um paraíso de criatividade. A repetição de letras e de palavras reflete ritmos, sons e a vida na cidade. As figuras poderosas que dominam a cena na obra do artista levam os críticos a classificá-lo como um Neoexpressionista, ao mesmo tempo em que está imerso na cultura pop. Suas pinturas subvertem hierarquias artísticas convencionais ao misturar imagens da cultura erudita e da popular.

Basquiat era um dos poucos afro-americanos num mundo artístico predominantemente branco. Sua obra rapidamente evoluiu de uma evocação das ruas a uma profunda narrativa sobre a experiência de ser negro e as conquistas culturais dos negros.

A entrada é livre para todos os públicos e gratuita. (Carta Campinas com informações de divulgação)

EXPOSIÇÃO
JEAN-MICHEL BASQUIAT
Local: subsolo, térreo, 1º, 2º, 3º e 4º andares
Até 7 de abril
9h às 21h

Visitação com hora agendada
Opção de visitação com hora agendada pelo aplicativo “CCBB” (Apple Store e Google Play) e pelo SITE ou na bilheteria do CCBB, mediante disponibilidade.

Guia Auditivo
Complemente sua visita utilizando o audioguia, disponível por meio do aplicativo “CCBB” para celulares (Apple Store e Google Play).