Em comentário no jornalismo da rádio CBN, produzido pela Rede Globo, o comentarista de política Kennedy Alencar defendeu a absolvição do ex-presidente Lula.

Para Alencar, o juiz de Curitiba, Sérgio Moro, mandou uma “bola quadrada” para os juízes do Tribunal Regional Federal da 4ª região (TRF-4).

“Advogados criminalistas apontam fragilidades da sentença de Moro, como inversão do ônus da prova, condenação por fato que não consta da denúncia e incapacidade de provar a ligação entre a reforma no apartamento com três contratos da OAS com a Petrobras”, anotou assim como Jânio de Freitas e o anti-petista Reinaldo Azevedo.

Para Alencar, a decisão do Tribunal Regional Federal de Porto Alegre, se confirmada ou não, terá forte influência no rumo político do Brasil.

“Isso aumenta muito a responsabilidade dos desembargadores. Como há fragilidade jurídica na sentença, o correto seria a absolvição. Quem quer uma condenação política e moral de Lula pode fazer isso nas urnas. Portanto, os desembargadores terão de fundamentar melhor as suas decisões, caso optem pela condenação. Diferentemente de casos em que delatores assumiram culpas e apresentaram provas, Lula contesta com argumentos jurídicos consistentes a condenação de Moro”, afirmou.