Indaiatuba ficou com 5,6 de média no Ioeb (Índice de Oportunidades da Educação Brasileira) realizado pela pelo CLP (Centro de Liderança Pública) avaliou os municípios brasileiros.

A cidade foi a a melhor colocada na RMC (Região Metropolitana de Campinas) e está na 26ª colocação nacional.

Para se ter uma ideia, Campinas, que ficou na posição 747 e teve média 5,0, ficou 721 posições atrás de Indaiatuba. Para avaliar os municípios, foi levado em consideração o Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) anos iniciais e finais do ensino fundamental; taxa líquida de matrícula do ensino médio; escolaridade dos professores; número médio de horas aula/dia; experiência dos diretores e taxa de atendimento na educação infantil.

Este projeto foi desenvolvido com objetivo de definir a metodologia e implementar Ioeb para os municípios e estados brasileiros. Os principais diferenciais deste índice em relação a outros já existente, como o Ideb, é que  trata-se de um índice único para cada local(município, estado ou Distrito Federal), que engloba toda a educação básica – da educação infantil ao ensino médio, de todas as redes existentes no local – rede estadual, municipal e privada (sempre que disponível), bem como todos os moradores locais em idade escolar, e não apenas para aqueles que estão efetivamente na escola. Ele representa a qualidade das oportunidades educacionais, independentemente das demais oportunidades vivenciadas pelas crianças e jovens (como se todas as crianças e jovens vivessem em famílias semelhantes, com pais de mesma escolaridade).

A secretária de Educação de Indaiatuba, Rita de Cássia Trasferetti, ressalta os pontos em que Indaiatuba se destaca dos outros municípios. “Nosso índice de atendimento na educação infantil é muito alto, temos 60% das crianças em creches e 100% matriculadas na pré-escola. Outro ponto em evidência é a formação dos nossos professores, quase todos possuem nível superior e as horas de aula, pois temos sete escolas de período integral municipal e outras duas estaduais. Todo conjunto de ações proporciona um bom desempenho nas avaliações externas e o nosso trabalho visa avançar as políticas públicas educacionais, para que abracem de modo pleno todos os aspectos da educação”, afirmou a secretária.

Além de Indaiatuba na RMC as cidades melhores avaliadas foram: Vinhedo com 5,5 (32ª colocada) e Itatiba com 5,5 (33ª colocada). As cidades da RMC com índices mais baixos foram: Santo Antônio de Posse com 4,8 (1.522º lugar), Engenheiro Coelho, com 4,8 (1.349º lugar) e Cosmópolis 4,9 (1.157º lugar).