A Cia. Treme Terra apresenta na próxima sexta-feira, 12, às 20h, o espetáculo de dança contemporânea “Pele Negra, Máscaras Brancas”.

Com intuito de dar continuidade na pesquisa de linguagem artística sobre as movimentações dos orixás, suas mitologias e arquétipos, o espetáculo aborda de maneira poética cenas amalgamadas que discutem o racismo diante da patologia sócio-cultural e os rituais de cura inspirados nas manifestações dos terreiros de candomblé a partir de uma releitura contemporânea e urbana.

Inspirado no livro “Pele Negra Máscaras Brancas”, escrito por Frantz Fanon, a Cia. Treme Terra cria o espetáculo inédito de dança negra baseado em estudos sobre as relações étnico-raciais no Brasil, traçando um paralelo com o livro “Pele Negra, Máscaras Brancas”, estudos sobre a mitologia dos orixás e experiências pessoais relatadas em depoimentos pelos artistas do elenco.

Neste trabalho, o livro é utilizado como principal material disparador para as composições coreográficas e musicais. Escrito em 1952, o livro tornou-se referência para os movimentos anticolonialistas e os movimentos negros das Américas, embora tenha se passado mais de meio século desde a sua escrita, um dos clássicos da literatura negra que ainda hoje desperta uma importante reflexão sobre as máscaras brancas que foram mantidas na atual sociedade brasileira e outras que surgiram nas últimas décadas.

O autor, psicanalista Frantz Fanon, faz uma abordagem sobre a relação entre o colonizador e o colonizado a partir da psicologia, desmistificando o complexo de inferioridade.

Os ingressos a partir de R$ 5 podem ser adquiridos no Portal do Sesc e nas bilheterias das unidades. (Carta Campinas com informações de divulgação)

Direção geral: João Nascimento e Firmino Pitanga; Direção musical: João Nascimento; Direção coreográfica: Firmino Pitanga; Cenário: Julio Dojcsar; Figurino: Silvana Marcondes Iluminador e técnico de luz: André Rodrigues; Técnico de som: Lindemberg Oliveira; Produção: Fernanda Rodrigues, Alexandre Alves e Pedro Nascimento; Elenco em cena: Beatriz Cristina, Luciano Virgílio, Thiago Bilieri, Terená Kanouté, Daniel Pretho, AfroJu Rodrigues, João Nascimento, Pedro Henrique, Guilherme Frattini, Paulinho Paes, Bira Nascimento, Luana Bayô e Rafael Mansor. Artista convidado: Gaspar Z’África Brasil Grafite digital: Achiles Luciano.