O Dia Nacional da Visibilidade Trans, que ocorre no próximo dia 29 de janeiro, visa ressaltar a importância da diversidade e marca a luta pelos direitos das pessoas trans, representadas por travestis, transexuais e transgêneros. Para lembrar a data, o Sesc Campinas traz três atividades neste mês que contribuem com reflexões quanto às identidades de gênero.

A primeira delas acontece neste quarta (24), das 19h às 21h. “Conversando Sobre Transexualidade” propõe uma discussão acerca da temática de sexualidade e gênero, com a intenção de provocar reflexões sobre as pessoas transexuais e o acesso ao mercado de trabalho, com o urgente debate sobre a despatologização das identidades trans.

Para participar, basta se inscrever gratuitamente na Ilha de Atendimento com 2 horas de antecedência. Participação de Márcia Rocha, coordenadora do TransEmpregos e Luis Saraiva (psicólogo). A programação especial sobre Visibilidade Trans ainda conta com a peça Br Trans (26, às 20h) e o filme Divinas Divas (30, às 19h30).

A temática da diversidade de gênero cada vez mais toma espaços de discussão sobre a cidadania e a promoção de reconhecimento e respeito. As ações tem a intenção de criar e fomentar reflexões acerca da pluralidade das identidades de gênero, considerando que o Brasil é o país que mais mata transgêneros no mundo, com 193 casos de homicídio em 2017 (Rede Trans).

A programação busca incentivar o combate ao machismo, a transfobia e, em geral, a violência contra esta população, sendo necessária uma crítica à naturalização do gênero e dos estereótipos masculinos e femininos. Torna-se fundamental desconstruir os processos de estigmatização da população trans e promover o direito fundamental à singularidade. A identidade de gênero não esgota a subjetividade de uma pessoa, há diferentes formas de vivenciar. A ação é um convite para praticar o respeito, a convivência com as diferenças e a valorização da diversidade.

Mais informações no Portal do Sesc. (Carta Campinas com informações de divulgação)