O Ministério Público do Estado de São Paulo (MP-SP) acusou o presidente da Câmara de Campinas, vereador Rafa Zimbaldi (PP), de arrumar um emprego na própria Câmara para Tadeu Marcos Ferreira, irmão do prefeito de Campinas, Jonas Donizette (PSB), com salário de R$ 14 mil.

Para o MP, houve um nepotismo cruzado de Jonas com a participação Rafa Zimbaldi (foto), que pertence ao mesmo partido de Paulo Maluf. No nepotismo cruzado, duas ou mais autoridades tentam burlar a lei ao fazer nomeações recíprocas de parentes.

Tadeu Marcos Ferreira conseguiu a vaga de ouvidor na Câmara Municipal, cargo que recebe reclamações da população contra a administração municipal. No caso, Tadeu recebe informações contra a administração do seu próprio irmão, que é prefeito de Campinas. Além disso, o  Ministério Público também acusa Jonas de nomear o próprio sobrinho, Michel Abrão Ferreira, para o cargo de chefe de gabinete.

Em caráter liminar, a promotoria pediu o afastamento de Michel e Tadeu Marcos dos cargos pelo Ministério Público. A Justiça deu quinze dias de prazo para manifestação da defesa do Prefeito de Campinas. Segundo a promotoria, Jonas tentou encaixar o irmão na Prefeitura, mas voltou atrás e, logo em seguida, conseguiu o emprego na Câmara com Rafa Zimbaldi. O irmão de Jonas havia sido nomeado como Assessor Técnico Superior Nível VI na Secretaria de Comunicação da Prefeitura, mas dias depois foi revogada a nomeação e surgiu o emprego na Câmara de Vereadores.  Câmara e Prefeitura ainda não tomaram conhecimento da ação, mas negam irregularidade.