.Por Verônica Lazzeroni Del Cet.

De um gosto pessoal surgiu em 2012 a ideia em criar uma biblioteca dentro de uma padaria em Holambra, interior do estado de São Paulo. Localizada no próprio empreendimento da família Gáspere, a Padaria e Panificadora Nonno’s,  a biblioteca está ao dispor de qualquer cidadão que deseja pegar livros emprestados.

Além do comércio de pães e doces, a família Gáspere decidiu também abrir a porta de seu estabelecimento comercial promover a cultura. “Foi uma ideia em conjunto. Minha mãe sempre me influenciou para ler, para ter livros e a gente acabou pensando em ter uma biblioteca”, diz Nicole Gáspere, 18.

O começo da biblioteca

A vontade em começar a biblioteca já existia, mas a família não sabia como dar o primeiro passo para colocar em prática a ideia. “Tudo começou quando teve uma feira de livros organizada pelo Rotary da cidade. Pediram para a gente ter um ponto de arrecadação aqui na padaria e várias pessoas que vinham aqui perguntavam se poderiam levar os livros. Quando terminou a feira alguns livros arrecadados foram doados para a gente”, conta Berenice Gáspere, 55, mãe de Nicole e que depois do evento promovido pelo Rotary inicia a biblioteca na padaria usando somente uma pequena estante.

Após uma reforma em 2013, a biblioteca ganha um novo aspecto, inclusive, uma área destinada a leitura para quem quisesse usufruir dos livros da biblioteca. De uma estante apenas, a biblioteca ganhou uma maior e novos livros chegavam para ocupar um lugar. Atualmente é possível emprestar livros didáticos, de gastronomia, enciclopédias, literatura estrangeira, literatura infanto-juvenil, adulto ou mesmo livros religiosos. Há livros em diferentes idiomas como; sueco, alemão, inglês e holandês.

Biblioteca formada por clientes

A arrecadação de livros para aumentar a variedade da biblioteca conta sempre com doações de clientes e cidadãos, dando um aspecto mais do que especial para a iniciativa. “Todos os livros foram doados. Alguns que a gente tinha repetido em casa nós trouxemos”, conta Berenice.

A biblioteca contou com doações de livros didáticos e coleções de livros caros e antigos. E os benefícios oriundos das doações feitas ao longo de todo o tempo repercute na vida dos próprios clientes, uma vez que a biblioteca já foi muito útil aos cidadãos. “Eu tenho uma amiga que precisou fazer uma prova de alemão para verificar qual era o seu nível e eu disse para ela que na biblioteca da padaria a gente tinha livros de exercícios de alemão para ela estudar”, diz Nicole.

Além disso, a biblioteca ajudou também crianças de uma escola da cidade que precisavam fazer um trabalho escolar sobre um livro infantil, sendo que não havia mais o produto disponível para venda em sites ou livrarias físicas. “Uma das mães encontrou o livro na biblioteca e a sala toda conseguiu usar o material para fazer o trabalho depois que ela avisou no grupo de mães do WhatsApp”, conta Berenice.

Mais de um objetivo

A biblioteca da padaria atualmente conta uma estante própria para os livros infantis. De uma antiga estante de suco que seria descartada, a família transformou em um cantinho próprio para manter a literatura infantil disponível. “O primeiro objetivo era começar com as crianças, mas percebemos que não estava saindo tanto os livros infantis para empréstimo. Percebi que o acesso estava difícil, então, adaptei uma estante de suco velha e os livros começaram a ser emprestados. As crianças chegam na padaria e já vão ver os livros” conta Berenice.

Mesmo que o objetivo inicial tenha sido criar um maior espaço para as crianças terem a chance de ler, a biblioteca passa a receber muitos novos títulos direcionados aos adultos e jovens, inclusive livros cobrados como leitura obrigatória para muitos vestibulares brasileiros.

Outro motivo que ajudou também a iniciativa ganhar uma nova visão sobre qual era realmente o objetivo foi após a padaria passar por reforma e ser criado um espaço para tomar café, com mesas e cadeiras, bem ao lado das estantes de livros. A padaria continua sem muito espaço físico, mas a nova área criada ajudou ainda mais na percepção do que era a biblioteca e para que ela estava ao dispor dos clientes. “No começo as pessoas não valorizavam muito, depois com a área do café, melhorou”, diz Nicole. A jovem ainda acrescenta que muitos clientes leem os livros sem levar para casa. “Temos clientes que não querem levar o livro, então enquanto eles tomam um café, eles leem livros de contos. No dia seguinte voltam e terminam de ler o resto”, diz Nicole.

O empréstimo de livros e principais desafios da iniciativa

O empréstimo de livros na biblioteca da família é mais simples do que em qualquer outra biblioteca. “No caixa, nós anotamos o nome, telefone e título do livro que está levando, nós fazemos isso não para cobrar multa ou controlar tanto os clientes, mas para saber se o livro está ou não disponível caso algum outro leitor queira emprestar”, afirma Berenice. A família conta que os principais desafios até o momento foram catalogar todos os livros e manter sempre em boa ordem e organizados para os clientes. Apesar do desafio inicial e que ainda permanece a família concorda que a iniciativa é gratificante e pretendem continuar com a biblioteca na padaria.

José Aparecido Gáspere, 55, integrante da família e também colaborador para a iniciativa existir não conseguiu participar da entrevista realizada. A Padaria e Panificadora Nonno’s, com seus pães e livros, fica na Rua Solidagos, 199. Bairro Morada das Flores, em Holambra (SP).