Mesmo assim, os EUA dizem que na Venezuela há uma ditadura do presidente Nícolas Maduro.
A crítica dos EUA é com o possível desaparecimento de dois partidos, o PJ (Partido da Justiça) e o VP (Vontade Popular), que fazem oposição ao chavismo. Esses partidos pediram o boicote às eleições, mas se deram mal devido ao grande número de eleitores que foram às urnas. O detalhe é que na ‘ditadura bolivariana’ o eleitor não é obrigado a votar como no Brasil. Ele vai se quiser e, pelo jeito, fizeram questão de votar.
Parece inacreditável, mas a Venezuela tem uma democracia mais consolidada que a brasileira. Para se ter uma ideia, a população da Venezuela foi às urnas nos últimos 20 anos mais do que o dobro de vezes do que a população brasileira. Em 20 anos, foram 22 eleições na terra de Hugo Chaves contra apenas nove na terra de Michel Temer.
Neste domingo, o partido chavista (Partido Socialista Unido da Venezuela) conquistou mais de 300 das 335 prefeituras nas eleições municipais venezuelanas. O restante ficou com a oposição que não boicotou o pleito.
O Partido Socialista Unido da Venezuela venceu em algumas das principais cidades do país, como Maracaibo, Barquisimeto, Valencia, Maturín, Barcelona, Puerto la Cruz e Cidade Bolívar. (Carta Campinas com informações do Opera Mundi e Agência Venozolana de Notícia)
Obra do artista Paulo Agi, intitulada "O que sobra da caça" (2025). No próximo sábado,…
(foto divulgação) O espetáculo “Assaga: Uma Aventura de Palhaça”, em cartaz nesta quinta-feira, 22 de…
(imagem kampus - pxl) Assim como aconteceu recentemente na Austrália, o Reino Unido lançou nesta…
(foto: reprodução instagram) A flautista Tahyná Oliveira e o sanfoneiro Edu Guimarães apresentam o show…
(foto fernando frazão - ag brasil) A primeira edição Exame Nacional de Avaliação da Formação…
(foto heloisa bortz - divulgação) Em São Paulo - O diretor e dramaturgo Marcos Damigo…