Movimentos sociais e o Conselho Municipal de Saúde de Campinas programaram um ato público para esta quarta-feira, 20, às 17h em frente à Prefeitura de Campinas. O ato é um protesto contra a corrupção na saúde pública da cidade e pede a adesão de vereadores e o apoio da população para a abertura da CPI da Saúde na Câmara de Campinas.
Até agora, 8 vereadores se disseram à favor da CPI da Saúde, mas a abertura precisa de no mínimo 11 assinaturas. Os vereadores que apoiam a CPI até o momento são: Pedro Tourinho e Carlão, ambos do PT, Mariana Conti, do PSOL, Gustavo Petta (PCdoB), Nelson Hossri (Podemos), Marcelo Silva (PSD), Cidão Santos (Pros) e Tenente Santini (PSD).
Segundo a Frente Brasil Popular, que organiza o ato, o processo do MP mostrou que, além dos desvios nos recursos de saúde, houve superfaturamento na compra de materiais e graves arbitrariedades da gestão do Hospital Ouro Verde. “Demonstra também relevantes relações com o alto escalão do governo municipal em esquemas de propina que necessitam ser severamente investigados!”, anotam.
Uma mobilização na internet também pede a CPI da Saúde.
Veja mais sobre a Operação Ouro Verde:
5 pessoas foram presas na operação que apura desvios de recursos do Hospital Ouro Verde
Gravações revelam que jornal pressionou para OS Vitale Saúde assumir Hospital Ouro Verde
MP encontra ligação entre Jonas Donizette, dono do Correio Popular e OS Vitale Saúde
Secretários de Jonas Donizette são gravados atuando em favor da Vitale Saúde e contra médicos