A passagem do transporte público de Campinas é uma das mais caras do Brasil, a qualidade do serviço é ruim e existe até um mapa dos problemas causados pelo transporte público na cidade.
Mas, em compensação, tem ônibus com luzinhas coloridas no Natal.
A partir desta quarta-feira, dia 13 de dezembro, até o dia 30, o veículo de prefixo 1088, da empresa VB 1, percorre a cidade com decoração natalina. Ele irá atender, alternadamente, linhas que percorrem as regiões do Distrito do Ouro Verde, Aeroporto Internacional de Viracopos e da Rodovia Santos Dumont.
O ônibus foi caracterizado com feixes luminosos nas laterais, frente e traseira. Os feixes também contornam as janelas, portas e para-brisa. “Essa é uma forma de trazermos o espírito natalino, das festas de fim de ano, para o transporte público. Uma pequena homenagem para os nossos usuários”, explica o secretário de Transportes e presidente da Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec), Carlos José Barreiro.
O investimento foi realizado pela empresa operadora do veículo. O ônibus irá circular no período noturno, para destacar a iluminação.(Carta Campinas com informações de divulgação)
Confira os dias e as linhas em que o veículo irá circular.
– 13/12: Linha 107 – Jardim Melina
– 14/12: Linha 109 – Vila Aeroporto
– 15/12: Linha 110 – Adhemar de Barros
– 16/12: Linha 113 – Jardim Planalto II
– 18/12: Linha 115 – Adhemar de Barros
– 19/12: Linha 122 – Terminal Ouro Verde / Campinas Shopping
– 20/12: Linha 140 – Terminal Vila União
– 21/12: Linha 142 – Jardim Santa Therezinha
– 22/12: Linha 153 – Terminal Vila União
– 23/12: Linha 163 – Campos Elíseos
– 26/12: Linha 198 – Terminal Ouro Verde / Aeroporto
– 27/12: Linha 107 – Jardim Melina
– 28/12: Linha 109 – Vila Aeroporto
– 29/12: Linha 110 – Adhemar de Barros
– 30/12: Linha 113 – Jardim Planalto II
Os empresários de ônibus estão entre os mais an tigos milionários do país desde que se iniciou o processo de privatização da prestação de serviços públicos essenciais, que nunca devemos esquecer são de titularidade do Estado e cujas concessões são poir tempo determinado e passíveis de reversão ao seu titular. No entanto, a caixa de Pandora foi aberta e os bilhões que estes privilegiados movimentam, tungados diga-se de paasagem, da parcela mais carente da população que inclusive paga em dinheiro vivo, lhe dão imenso poder econômico que inflenciam políticos (vereadores mais comumente) e com eles mantêm ligação incestuosa: aumentem as passagem e lhe concedemos propinas, num circulo infamemente vicioso. O serviço é péssimo, poluente, barulhento emporcalhando as cidades onde operam. Prove desse incesto é um Ministro do STF ser padrinho do tal do rei do ônibus do RK, concedendo-lhe , na cara dura, repetidos habeas corpus.
Por fim, ams não só, essa arapuca em que os transportes públicos se meteram impede ou minimamente dificultam as políticas públicas de mobilidade urbana, ois não são do interesse dos barões dos ônibus.
Mais um capítulo tenebroso da @erda federal que essa republiqueta bananeira é obrigada a assistir.