A Sala dos Toninhos, localizada na Estação Cultura, em Campinas, recebe de 16 a 18 de novembro dois espetáculos de grupos teatrais do interior de São Paulo que se propõem a fazer da arte uma ferramenta para a reflexão sobre questões sociais.

Nos dias 16 e 17, o Teatro Trilha apresenta a peça “Ifigênia”, às 20h. Já no sábado, 18, a Vidraça Cia. de Teatro interpreta “MOBRAL – Mobilização Oral Brasileira da Ruptura que Aliena os Letrados”.

As temporadas teatrais da Sala dos Toninhos fazem parte do projeto Laboratório de Produção Cultural e são promovidas pela Rede Usina Geradora que atua em gestão compartilhada com a Prefeitura Municipal de Campinas por meio da Secretaria de Cultura.

A entrada é gratuita. (Carta Campinas com informações de divulgação)

16 e 17, às 20h – Ifigênia
Em Ifigênia, a frota grega encontra-se pronta para seguir para o combate em Troia, mas uma profunda calmaria impede a partida dos navios. Diante da insistente falta de ventos, o oráculo é consultado e surge uma condição para que os ventos voltem a soprar.

Teatro Trilha
Fundado pelos atores Raul Rozados e Carla Sapuppo em 1998, o Teatro Trilha montou “Os três inquéritos sobre o problema do homem ajudar o homem”, fragmento da “Peça Didática de Baden-Baden sobre o acordo”, de Bertolt Brecht. A montagem buscava refletir sobre o progresso científico e técnico e o significado social desse desenvolvimento, tendo por base o entendimento dos mecanismos usados para a obtenção e manutenção do poder. O Teatro Trilha está sediado em Piracicaba (SP) e é um núcleo filiado à Cooperativa Paulista de Teatro.

18, às 20h – MOBRAL – Mobilização Oral Brasileira da Ruptura que Aliena os Letrados
MOBRAL nasce de uma necessidade da Cia em estabelecer questionamentos sobre a Educação. Os atores do espetáculo atuam como arte-educadores, e vivenciam diariamente as carências e atrocidades no ambiente educativo, acompanhadas do contexto histórico cultural, cercada das dificuldades do nosso país.

Vidraça Cia de Teatro
Atuando no interior paulista há 12 anos com grande destaque, seu currículo conta com sete espetáculos teatrais, dois filmes de curta-metragem e diversos projetos nas áreas de teatro e audiovisual, acumulando 20 prêmios e mais de 40 indicações. O grupo foi fundado pelo doutor em Artes Cênicas pela Unicamp, Robson Haderchpek que, desde sua formação, realiza um trabalho sério de pesquisa em busca de fazer uma arte que leve algo a mais até o espectador, uma arte que não visa somente o entretenimento, mas que permita também a reflexão.

Temporada Teatral na Sala dos Toninhos
Quando: 16,17 e 18 de novembro, às 20h
Onde: Sala dos Toninhos (Praça Marechal Floriano Peixoto, s/n, Centro)
Estacionamento gratuito com acesso pela Rua Francisco Teodoro, 1050, Vila Industrial
Os ingressos são distribuídos com uma hora de antecedência.
Em caso de chuva os espetáculos poderão ser cancelados.