pensamento crítico

.Por Luís Fernando Praga.

Vivemos num tempo difícil de viver e de explicar… O golpe se desenrola, mostrando detalhes de seu tamanho colossal e deixando um rastro de destruição, em cujas margens se acumulam decepções descartadas e containers apinhados de direitos roubados.
Apesar da dor, a respeito da qual pouco se pode fazer, além de sentir, o momento histórico é riquíssimo, de um potencial transformador subestimado e encoberto pela poeira da desgraça.
Mas, até que essa poeira baixe, compartilho uma breve coleção de pequenos registros, poeminhas e apontamentos deste nosso “tropeço” social e político.
Vale lembrar que o bom senso, a rebeldia, o humor, a ironia e a poesia não morrem com o golpe! Pelo contrário, renascem fortalecidos a cada afronta!

… …
Somos todos o mesmo povo! Tá certo, uns bateram panelinhas e outros não, mas todos tomamos no cu juntinhos, irmãos!
… …

  • O golpe: Um breve resumo surreal:

– Pobres de direita e aspirantes à elite se unem a Eduardo Cunha, contra a corrupção da esquerda, munidos de ódio e patinhos de borracha.
– Deputados e Senadores ficha suja anulam, democraticamente e em nome de Deus, num estado laico, uma eleição presidencial cujo resultado lhes desagradou.
– Juiz ganha status de herói nacional de um país pobre, só por julgar com aquela parcialidade que a aristocracia espera de um juiz.
– Advogada crente possuída ajuda a empossar presidente inelegível.
– Áudio de Romero Jucá confessando o golpe vaza e revela que todos já sabem o esquema do Aécio, porém a repercussão popular é a mesma do horóscopo do dia.
– Pedalinhos dos netos de Lula ganham mais espaço na mídia que um helicóptero com 450 kg de cocaína, mesmo após ser revelado que todos já sabem o esquema do Aécio.
– Cristãos honestos, politizados e não manipuláveis pedem a volta da ditadura militar…
– Pobres votam em João Dória e festejam sua vitória.
– Massa enfurecida que destruiu a democracia para acabar com a corrupção cala-se, gentil e submissa a Michel Temer, e se especializa em postagens de bichinhos fofos.
– Artista pelado em museu gera mais indignação que um ensino sem história, que a entrega do Pré Sal e que a perda de direitos arduamente conquistados, ao longo de séculos de luta trabalhista, confirmando nosso retrocesso à idade média.
– Conservadores não se cansam de mudar e trocam de enganador predileto como quem muda de cueca. Eram todos Aécio, passaram a todos Cunha, todos Dória, todos Bolsonaro, quase foram todos Huck e agora são todos Doctor Rey!

… …

Minha autoestima está na UTI desde que milhões de brasileiros foram convencidos pela Janaína e eu ainda não convenci ninguém.

… …

  • Divergência e intolerância:

A divergência política é salutar, apara as arestas do diálogo, enriquece o debate, aprimora a democracia e impulsiona o progresso. Ela era exercitada através do voto.
A intolerância política é doença, endurece o sistema, empobrece o debate e o povo, mina a democracia, gera alienação e ódio. Ela é exercitada quando você, ignorante e egoísta, despreza o voto democrático da maioria, a opinião de intelectuais e artistas, as relações humanas e a educação; engole a conversa mole da mídia e faz o patético papel que a elite que o explora espera de você, com a graça de deus.
Você foi criado para ser manipulado; e foi, ou teria percebido quem eram as lideranças que o induziram a bater panelas.
Você foi criado para ser hipócrita e é, ou não se fingiria de bonzinho, depois do papel de vilão histórico que você representou.
Mas você não é maioria, você só ficou do lado de quem tem mais dinheiro, poder e ganância.
Você não é maioria, você e o projeto de governo de seus senhores perderam nas eleições!
Você não é maioria, você é um interesseiro que acreditou que ia se dar bem prejudicando os pobres e é isso que você será até que se retrate, que seja capaz de dialogar e se redimir.
Você não é maioria e as ruas não são suas, você só é a fração do povo mais fácil de se manipular.
Sua intolerância dá corpo ao golpe, sua ignorância é a alma do golpe.

… …

A paz só não abraça o mundo todo porque não é todo mundo que abraça a paz… Indiretas a parte, eu faço a minha arte! E você, o que tem abraçado ultimamente?

… …

  • Pingos nos “is”:

O “esquerda caviar” é aquele que come caviar e deseja que todos possam comer também, porque justiça e igualdade norteiam o pensamento da esquerda.
Já, o pobre de direita não se preocupa se come bem ou não. Sua única preocupação é que haja alguém comendo pior que ele e que esse jamais se lhe iguale, pois a competição entre seres humanos norteia o pensamento da direita.

… …

Economia dá sinais de recuperação: Indústria da carapuça jamais vendeu tanto!
… …

  • José (Pepe) Mujica; um perfil para coerentes:

Você sabia que Mujica é um político de esquerda, uma das mais respeitadas lideranças da esquerda mundial, e ninguém o chama de petralha maldito?
Você sabia que Mujica ficou preso por 14 anos, dentro da lei uruguaia, a mando de um Juiz que não defendia a justiça, mas os interesses de uma elite, que sempre considerou o Mujica uma ameaça, mas ninguém diz a ele que bandido bom é bandido morto?
Você sabia que Mujica é ateu e ninguém esbraveja que ele não tem Deus no coração?
Você sabia que ele é um agricultor humilde, que dispõe de escassos recursos financeiros e ninguém o chama de pobre vagabundo?
Você sabia que Mujica foi um excelente presidente do Uruguai, sem possuir diploma de curso superior e ninguém o chama de burro analfabeto?
Você notou que o Mujica alertou que era golpe e continua lutando contra o golpe no Brasil, por querer o melhor para a América Latina, e nem a imprensa brasileira nem ninguém teme que ele promova a ditadura bolivariana?
Você sabia que o Mujica é um amigo do Lula e se posiciona firmemente contrário ao que considera “graves injustiças infligidas a ele pelo juiz Moro”, mas ninguém o xinga de quadrilheiro ou defensor de bandido?
Você sabia que o povo uruguaio é mais educado que você e o motivo não é o Mujica, mas o fato de ser muito difícil ser mais mal educado que você?

… …

Pensar, a uma distância segura da bíblia, faz toda a diferença…

… …

  • Entenda:

Quando um político almofadinha, nascido milionário, criado a filé e caviar, se veste de gari, come pastel na feira e tira foto com o pobre cuja mão de obra ele pretende explorar até secar, ele está sendo populista e hipócrita.
Quando um político nascido na miséria, criado a farinha e rapadura e que viveu por anos como operário se veste com roupas simples, come pastel na feira e anda com os pobres cuja condição de vida ele pretende melhorar, já que o fez anteriormente, ele pode estar apenas sendo ele mesmo, comendo o que gosta, andando com quem gosta e com quem está acostumado a andar, pode estar enxergando que aquelas pessoas são a prioridade para se alcançar a justiça social. Ele pode apenas estar sendo empático e solidário.

… …

Não confio em: maionese de casamento,
Ingresso comprado em fila,
Virgindade no convento
E paneleiro de consciência tranquila.

… …

  • O bicho homem (de bem):

Sou veterinário e aprendi: se um animal sente medo de mim, por mais que seja um animal gentil e dócil e por mais que minhas intenções sejam as melhores, inclusive podendo salvar sua vida, ele tende a ignorar minha intenção e transformar seu medo em agressividade, podendo me ferir com gravidade. Daí, a importância de se redobrarem os cuidados com a segurança diante de um animal medroso (inseguro/agressivo).
Sou humano e aprendi: se um ser humano transforma sua ignorância em medo e seu medo em agressividade (e ofender, oprimir, caçar e castigar são demonstrações de agressividade), a sociedade deveria redobrar sua atenção quanto àquele indivíduo, identificá-lo e tratá-lo daquele medo patológico, a fim de nos poupar a todos de suas ações intempestivas e violentas… a não ser que a sociedade esteja sendo representada por ignorantes, medrosos, agressivos e seus donos.
Estou redobrando os cuidados com muita gente “boa”, dócil e gentil…

… …

São muito bem educados e cultos! Só odeiam os pobres, xingam todo mundo, não sabem o que é comunismo nem pedem desculpa por nada!

  • É tudo farinha do mesmo saco!

É tudo farinha do mesmo saco, mas uns derrubam a democracia e outros não.
É tudo farinha do mesmo saco, mas uns usam o nome de Deus em vão e outros não.
É tudo farinha do mesmo saco, mas uns, curiosamente os mesmos que derrubaram a democracia no primeiro parágrafo, estão obcecados por reformas que tolhem os direitos do povo e outros não.
É tudo farinha do mesmo saco, mas alguns se utilizam de xingamentos como argumento e outros não.
É tudo farinha do mesmo saco, mas alguns mandam matar e outros não.
É tudo farinha do mesmo saco, mas alguns lutaram pela reforma política e outros foram contra.
É tudo farinha do mesmo saco, mas alguns querem eleições diretas já e outros não.
É tudo farinha do mesmo saco, mas alguns preferem que os pobres morram ou vivam sem dignidade e outros não.
É tudo farinha do mesmo saco, mas alguns carregam contra si um caminhão de delações e provas de corrupção e outros não.
É tudo farinha do mesmo saco, mas alguns se guiam pela rede globo e outros não.
É tudo farinha do mesmo saco, mas alguns odeiam o Chico Buarque e outros não.
É tudo farinha do mesmo saco, mas alguns levam a água do São Francisco para o sertão nordestino e outros não.
É tudo farinha do mesmo saco, mas uns odeiam com todas as forças e outros não.
É tudo farinha do mesmo saco, mas uns são realmente muito queridos e outros não.
É tudo farinha do mesmo saco, mas uns adoram a um juiz Partidário, Sectário, Demagogo e “do Bem” e outros não.
É tudo farinha do mesmo saco, mas alguns recebem 30% da propina de Furnas e outros não.
É tudo farinha do mesmo saco, mas uns são mais ignorantes, cruéis, hipócritas, manipulados, analfabetos políticos, corruptos ou assassinos que os outros…
É tudo farinha do mesmo saco, só que não!

… …

Partindo do princípio de que “é tudo culpa do PT”, você continuará nadando em círculos, neste mesmo mar de merda…

… …

  • Honestões:

Vejo os honestões dizendo:
“O mundo tá perdido! Antigamente um fio de bigode era suficiente pra garantir a sua palavra, hoje ninguém mais é honesto!”
Sinto dizer, honestão, mas gente desonesta e golpista sempre houve. As pessoas eram enganadas uma vez, duas, três e sobreviviam, com alguma perda material, mas com a consciência leve, de quem fez a sua parte, procurou ajudar ao próximo e não lesou ninguém.
O honestão de hoje valoriza demais as “coisinhas de ter” e morre de medo de perdê-las.
O que falta hoje, honestão, é gente que confie em gente.

… …

Pesquisa confirma: jogo do bicho já é uma instituição mais confiável que poder judiciário!

… …

  • Vagabundos:

Vagabundo não é quem desobedece, quem contesta, quem não se adapta e quem não se submete à escravidão. Vagabundo é quem se acomoda na desgraça humana, quem não move uma palha pela vital transformação, quem veste a camisa do sistema e quem mantém de pé as estruturas desse matadouro de gente.

… …

Procuram-se ex coxinhas, de ambos os sexos, para pesquisa e fabricação de vacina. Gratifica-se.

… …

  • Ligando os pontos: 

Nada como prestar atenção à história para entender o presente:
A sociedade brasileira é RACISTA, assim como é GOLPISTA!
A sociedade brasileira é hipócrita ao enxergar nosso racismo cruel e explícito e fingir que não vê, e é hipócrita ao cultivar os “racismozinhos” nossos de cada dia e se fingir de cristã!
É hipócrita ao dizer que não há racismo, assim como o é ao dizer que não houve golpe.
A sociedade brasileira é mesquinha, egoísta, mal educada e prepotente ao não assumir sua responsabilidade pelos prejuízos acarretados por seu racismo, assim como não se responsabiliza por sua atuação no golpe.
É estúpida, arrogante e grosseira por prejudicar a tantos sem jamais se desculpar com ninguém, nem com as vítimas diretas do seu racismo nem com as indiretas, que somos todos nós.
Nossa sociedade é feita de ignorantes úteis que, há séculos, engolem o discurso de ódio social e defendem os interesses da aristocracia, uma elite que vive de explorar e lucrar com os pobres, com os ignorantes e com suas misérias.
A sociedade é tão ignorante que não enxerga a necessidade de se promover igualdade e justiça social, por isso prefere ser golpista e racista!
Em nome da parte da sociedade brasileira que enxerga a história, que enxerga o golpe, que enxerga o racismo (além de tantos outros preconceitos ignorantes), e que está enojada de si mesma, eu peço desculpas a toda a comunidade negra pelo nosso racismo secular e por todas as perdas e danos gerados à sociedade, à humanidade e a cada negro, que sofre, na pele, as terríveis injustiças e privações impostas aos negros num país racista e de mentalidade tão rasteira como o nosso. Sinto muitíssimo!!
Em nome da parcela da sociedade que está disposta a lutar contra a desigualdade e pela inclusão e resgate social de todos os oprimidos, peço desculpas e entrego minha vida à luta!
TODO DIA DEVE SER DIA DE LUTA E DE SE DEIXAR IGNORÂNCIAS NO PASSADO!
TODO DIA DEVE SER DIA DO ORGULHO GAY!
TODO DIA DEVE SER DIA DA MULHER!
TODO DIA DEVE SER DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA!

… …

Eu sei, você é politizado, honesto, anti-corrupção e jamais manipulável. Foi só coincidência você ter exatamente agido como a globo corrupta indicou…

… …

  • Hemorrágico

Sangro de uma ferida escancarada
Sem torniquetes, paz ou curativos.
Sangro a palavra “dor”, indignada,
Pelos sem vida que prosseguem vivos!

Por este ódio insano que vigora,
Escorrem-me as palavras mais cortantes.
Sangro pelo amanhã e pelo agora,
Um amargor jamais sangrado antes!

Sangro as palavras que não cabem mais em mim,
As que não cabem mais em facebook.
Palavras que transcendem o meu fim
Clamam que o teu silêncio nos retruque!

E até que a falsidade se desnude,
Eu sangrarei muitas palavras nuas!
Pelas comportas do meu peito, açude,
Meu sangue quente inundará as ruas…

E a flor daquele amor, que é meu cultivo,
Florescerá dessa poesia dura
Sem estancar, sem ar, sem curativo…
Eu sangro amor! Sangrar é minha cura!

… …

O silêncio é o meio onde melhor se propaga o eco devastador do “barulhão” que você fez e torce, covardemente, pra que seja esquecido para sempre.

… …

  • Só por Deus, viu!

Por que será que Jesus Cristo sentia-se bem ajudando aos pobres e combatia os vendilhões, mas os cristãos modernos (até os pobres) abominam a ideia de ser pobre, de ser caridoso com os necessitados e sentem-se bem ajudando aos vendilhões? Alguém me explica em nome do bom senso?

… …

URGENTE! Satanás pede justiça e desabafa emocionado: “Eu não tenho parte com o Temer!!”

… …

  • Sem surpresas:

O pobre de direita politizado reparou em como estão votando, nas questões diretamente ligadas ao bem estar do povo, os deputados e senadores que, como o pobre de direita politizado, exigiram o impeachment em nome de Deus? Sim, parece estranho, mas todos eles estão votando para aumentar o desmatamento da Amazônia, aumentar sua carga horária de trabalho, reduzir seus direitos e deixar seus filhos ainda mais ignorantes! Pois é, eles já votavam assim antes de você encher a bola deles, você só não acompanhava.

… …

2018 só será melhor se o número de rebeldes superar o número recordista de trouxas de 2016 e 17… Alguém precisa migrar.

… …

  • A enquete:

Você, pobre de direita, fica magoado ao ser chamado de pobre de direita porque:
1) Acha que não é pobre?
2) Acha que não é de direita?
3) Não entendeu a pergunta?
4) Me odeia e prefere não opinar?

… …

Não basta ser pobre de direita e cair na balela dos golpistas, tem que dizer: “Ah, mas a gente precisava fazer alguma coisa!”.

… …

  • Replantio:

Plantei um pé de palavra no quintal do pensamento,
Adubei com reticências, reguei com verso e com prosa,
Deixei bem exposto ao Sol, à chuva e ao sentimento,
Arranquei toda a censura, pra planta crescer viçosa.
Passou o tempo da seca, choveu a inspiração
E um broto verde irrompeu do sonho fertilizado.
Passei a língua, de leve, pra florescer com paixão,
A flor que, por um instante, fez o mundo perfumado,
Mas teve gente de bem que ficou indignada!
Temiam ser venenoso o fruto que ela daria.
Invadiram meu quintal no meio da madrugada
E queimaram minha planta antes de dar poesia…

… …

Ninguém alcança, sozinho, nenhum destino de paz. Que a dor nos mostre o caminho que a razão não foi capaz…

… …

Hoje o brasileiro “de bem” não gosta muito de falar em política… Porque viu que quando gostava, não entendia nada…