O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva participou neste domingo (19) do 14º Congresso do Partido Comunista do Brasil (PCdoB), em Brasília.

Além do ex-presidente Lula, várias lideranças de partidos de esquerda participaram, mostrando certa união para 2018, apesar da ausência de Ciro Gomes (PDT).

A deputada gaúcha Manuela D’Ávila se apresentou no início do mês como pré-candidata à Presidência da República pelo PCdoB. O ex-presidente Lula também tem declarado disposição a disputar a candidatura dentro do PT. Lula disse em Brasília que PT e PCdoB construíram muito juntos e que a relação continua, independente de candidaturas. “Querida Manuela [D’Ávila], não pense que o fato de você ser pré-candidata cria alguma rusga entre nós, pelo contrário. Continuamos juntos e companheiros. Salve o PCdoB!”

Manuela também ressaltou a aliança ao final do congresso. “Somos retalhos de uma mesma colcha e os nossos militantes serão os costureiros da unidade”, sintetizou a pré-candidata do PCdoB à Presidência da República, Manuela D’Ávila, ao se referir aos partidos presentes no ato, que contou com representantes do PDT, PT, PSB, PV e PPS.

O ex-presidente também falou sobre os desafios ao futuro do país. “Éramos contra o impeachment, e ele aconteceu. Éramos contra a reforma trabalhista, e ela aconteceu. E agora a Previdência. Se não tomarmos cuidado, ela vai acontecer. Mas, quando esse governo é fraco e a fraqueza dele faz com que ele se submeta aos interesses do mercado e faz tudo que ele quer, o Congresso consegue aprovar numa rapidez que nunca vi. Eles sempre disseram que era preciso desmontar a CLT, sempre disseram. Vocês já sabem que a gente está voltando quase à escravidão. Estamos fragilizados na luta. Os congressistas que estão votando para desmontar não têm compromisso conosco”.

Para Lula, o mais importante é o compromisso com o futuro do país. “Eles não são governantes, são usurpadores. Eles não têm compromisso com o povo brasileiro. Eles estão acabando com a soberania e nós temos que reconquistá-la. E com coragem, vamos para rua juntos!”

Bloqueio de bens
Lula também comentou a recente decisão do Ministério Público de pedir o bloqueio de 24 milhões de reais, mesmo sabendo que eles não existem. “Agora mesmo um cidadão apresentou um pedido de bloqueio de R$ 24 milhões meus. Mas ele não teve a decência de dizer que eu não tenho esses R$ 24 milhões”.

O ex-presidente já teve seu sigilo bancário quebrado e publicado ostensivamente na imprensa, bem como o de seus filhos. “Essas pessoas foram na minha casa, na casa dos meus filhos, levantaram o colchão, abriram a tampa do exaustor e não acharam um real. E isso eles não mostraram”. (Com informações do Vermelho e Lula.com.br)