Ciclo Cinema & Literatura exibe ‘Sargento Getúlio’, da obra de João Ubaldo Ribeiro

O ciclo Cinema & Literatura que acontece no Museu da Imagem e do Som (MIS), de Campinas, sob curadoria do crítico de cinema e jornalista Ricardo Pereira, exibe no próximo sábado, 2 de dezembro, às 17h, o filme “Sargento Getúlio” (1983), de Hermano Penna, baseado no romance homônimo de João Ubaldo Ribeiro.

No filme, o sargento é incumbido de transportar um prisoneiro político de Paulo Afonso a Aracaju. No meio do caminho, porém, uma reviravolta política faz com que ele receba ordens para liberar o prisioneiro. Mas o sargento decide continuar até o fim. Direção de Hermano Penna. Com Lima Duarte. Recebeu os prêmios de melhor ator (Lima Duarte), melhor ator coadjuvante (Orlando Vieira), melhor som direto, melhor filme, Grande Prêmio da Crítica, Grande Prêmio da Imprensa e o Prêmio do Júri Oficial do Festival de Gramado. (Brasil, 1983. Colorido, 85 min).

O romance de João Ubaldo Ribeiro é um longo monólogo do sargento Getúlio Santos Bezerra que, enquanto escolta um prisioneiro, passa em revista sua vida. Entre lembranças e delírios, ele a reconstrói desde a infância miserável até se tornar sargento da Policia Militar no Sergipe. O autor se inspirou em um personagem real, o sargento Cavalcanti, que sobreviveu a uma saraivada de 17 tiros. Romance de João Ubaldo Ribeiro (1941-2014). Publicado em 1971.

O Ciclo “Cinema & Literatura” acontece desde agosto de 2011 no Museu da Imagem e do Som de Campinas. Como o próprio nome sugere, o ciclo exibe adaptações cinematográficas de obras literárias, mas não quaisquer obras literárias. O primeiro critério de seleção dos filmes que compõem o ciclo é justamente a qualidade da obra literária na qual se baseiam. Por conta disto, nestes seis anos de ciclo, puderam ser discutidos com o público grandes clássicos da Literatura. O ciclo “Cinema & Literatura” acontece todo primeiro sábado do mês e se divide em três partes: a primeira – que é justamente a exibição do filme; a segunda – em que se apresenta a obra literária, seu autor, o contexto em que foi elaborada e sua fortuna crítica; e o terceiro – em que se confronta livro e filme, discutindo as alterações que, por acaso, foram feitas, o grau de fidelidade ao espírito do romance, bem como sua atualidade, estimulando, assim, sua leitura, objetivo principal do ciclo.

A entrada é gratuita e a exibição é seguida de debate. (Carta Campinas com informações de divulgação)

Recent Posts

Com humor e ironia, ‘Tudo Acontece Numa Segunda-feira de Manhã’ expõe desafios na busca por emprego

(foto danilo ferrara - divulgação) O mercado de trabalho atual, com todas as suas contradições…

5 hours ago

Registro profissional de médico vai depender de aprovação no Enamed

(foto Jhonatan Cantarelle/Agência Saúde-DF) O governo federal vai propor ao Congresso Nacional que o Exame…

7 hours ago

‘O Agente Secreto’ conquista quatro indicações para o Oscar, entre elas Melhor Filme e Ator

(foto divulgação) O Brasil entrou com força na disputa do Oscar 2026. O Agente Secreto foi indicado simultaneamente…

11 hours ago

Inspirado nas aventuras dos Klink, ‘Azimute’ leva a mergulho interior e travessias

(foto joão maria - divulgação) Inspirado nas viagens oceânicas solitárias realizadas por Amyr e Tamara…

11 hours ago

Epidemia de feminicídios só aumenta e mata quatro por dia no Brasil apenas por serem mulheres

(foto adriana villar) Pelo menos 1.470 mulheres foram assassinadas de janeiro a dezembro no Brasil…

11 hours ago

Lula devolve para universidades federais orçamento desviado pelos deputados para emendas

(foto ricardo stuckert - pr) O governo Lula (PT) devolveu integralmente as verbas de 2026…

1 day ago