O primeiro levantamento feito pelo Ibope tendo em vista a disputa pela Presidência da República nas eleições 2018 mostra que Lula tem chances de ganhar as eleições no primeiro turno.

A pesquisa foi feita entre 18 e 22 de outubro,  ouviu 2.002 pessoas em todos os Estados, com margem de erro de dois pontos percentuais. No entanto, é um Ibope ‘misterioso’ para o jornalista Fernando Brito, já que foi divulgada por Lauro Jardim, em sua coluna no O Globo, sem identificar o autor da encomenda.

Pela pesquisa, Lula fica com o mínimo de 35% e o máximo de 36% das intenções de voto. O deputado Jair Bolsonaro (PSC-RJ) aparece em segundo lugar, bem atrás, com 15%, enquanto Marina Silva, da Rede, tem 11%.

No principal cenário, Lula teria 35% contra 40% de todos os adversários somados, um número próximo de um empate técnico.

A situação de Lula é imprevisível, ele tem crescido com a percepção da perseguição política da Lava Jato e com os problemas econômicos gerados pelo governo do PSDB e PMDB, comandado por Michel Temer. Com o horário eleitoral, Lula terá condições de se defender das inúmeras horas de ataques feitos pelo Jornal Nacional da Rede Globo.

Em terceiro lugar aparecem os candidatos Geraldo Alckmin e João Doria (PSDB) e o apresentador Luciano Huck, nome que vem sendo preparado pela Rede Globo. Os percentuais ao redor de 5%.