.Por Luciana Somazz.

As Borboletas-Meninas, uma obra de Adriana Zapparoli com versões em português/espanhol e português/inglês, possui uma musicalidade única, uma vez que a poesia em prosa leva a família, por meio da menina, a fazer diversas reflexões sobre um mundo diferente, que é determinado pela descoberta do autismo.

Livro de fácil leitura, para realizar dentro e fora de sala de aula, faz com que os alunos dos anos iniciais consigam enxergar, através do olhar da menina, o significado de possuir um irmão/anjo azul, claro que não devemos esquecer, ainda dentro do contexto educacional, as fases da vida de todos nós, representadas aqui pelas borboletas.

A autora trabalha, de forma lúdica e precisa, esse universo novo em que a menina se encontra, vale ressaltar sua ilustração, que também é um show a parte, muito contextualizada com a poesia e que deixa clara a relação que a menina possui com o cotidiano e com a terra.

Sem sombra de dúvidas, indico essa leitura, seja dentro ou fora do ambiente escolar, ainda mais nesse momento em que estamos próximos à mudança da estação.

Luciana Somazz é licenciada em Letras e Pedagogia – educadora a mais de 10 anos na rede particular e pública do Estado de São Paulo.