O adolescente de 14 anos que disparou em plena aula nos colegas de classe no colégio Goyases, em Goiânia, matando dois e deixando quatro feridos, pode ter sido uma vítima de sites  que veiculam ódio por meio de notícias falsas, que veiculam histórias mirabolantes e inventam mentiras sobre o nazismo, países democráticos e países comunistas.

O Poder Judiciário e Polícia Federal são negligentes com esse tipo de informação, não punem sites de ódio que as mentiras mais alucinantes. Há hoje inúmeros brasileiros que se informam por sites que dizem que nazismo foi de esquerda e ruim ou falam que o nazismo é de direita mas foi uma coisa boa e outras bobagens mirabolantes.

Tentam recontar a história por meio de informações falsas. Tentam dizer que nunca houve ditadura no Brasil, que os que lutaram contra a ditadura eram terroristas etc etc. A simplificação da história próxima da imbecilidade.

Segundo reportagem da revista Veja, o jovem usava um perfil no Skype com o codinome Adolf e tentava convencer os amigos da mesma idade que o nazismo havia sido positivo para a humanidade.

“Logo depois do ocorrido, o pai de um dos melhores amigos do jovem decidiu vasculhar as conversas que o filho mantinha com o atirador na internet e se deparou com as mensagens divulgadas abaixo. Pelo teor do bate-papo, travado entre abril e outubro deste ano no Skype, é possível concluir que o garoto tirava tais ideias de sites de notícias falsas e de teorias da conspiração, como as que propagam que o holocausto dos judeus foi uma farsa e que as imagens dos campos de concentração foram montadas.” (da Revista Veja)