De 7 a 30 de setembro, o Museu da Imagem e do Som (MIS), de Campinas, realiza o “Tributo a Jeanne Moreau”, um ciclo de filmes em homenagem a um dos grandes ícones do cinema, a atriz francesa Jeanne Moreau, que faleceu no dia 31 de Julho.

Com uma carreira de mais de 100 filmes, ela é considerada uma das maiores atrizes do cinema, e participou de clássicos como Jules e Jim – Uma Mulher Para Dois, A noiva estava de preto, ambos de François Truffaut, A noite, de Michelangelo Antonioni, Ascensor Para o Cadafalso e Os Amantes, de Louis Malle.

O MIS Campinas presta uma homenagem a atriz exibindo, ao longo do mês de setembro, cinco de suas melhores atuações sob curadoria do crítico de cinema e jornalista Ricardo Pereira.

As exibições são gratuitas e seguidas de debate. Veja abaixo mais detalhes da programação:

Quinta, 7 de Setembro, 19h30
ASCENSOR PARA O CADAFALSO
direção de Louis Malle
Casada com um homem rico e apaixonada por outro, Florence (Jeanne Moreau) decide matar o marido com a ajuda do amante Julien Tavernier (Maurice Ronet). Eles planejam o crime de forma a parecer suicídio, mas nem tudo dá certo. Logo depois do assassinato, Julien percebe que deixou uma corda na cena do crime. Ele volta para pegar, mas fica preso no elevador. Trilha-sonora de Miles Davis. França, 1957. Preto e Branco, 90 min.

Sexta, 15 de Setembro, 20h
OS AMANTES
direção de Louis Malle
Jeanne Tournier (Jeanne Moreau) é uma esposa do interior obcecada por moda e cuja vida é bruscamente transformada por um homem jovem avesso à hipocrisia. Casada com Henri (Alain Cuny), homem autoritário e cáustico, Jeanne se cansa da vida do interior. Nas inúmeras estadas na casa de sua amiga Maggy (Judith Magre) em Paris, onde os agitos da noite urbana a fascinam, ela conhece Raoul (José Luis de Vilallonga), que se torna seu amante. Henri, desejoso de conhecer os amigos de sua mulher, convida Maggy e Raoul a sua casa. Voltando de Paris, Jeanne é ajudada por um desconhecido, Bernard (Jean-Marc Bory), que se junta ao programa. No meio da noite, Jeanne e Bernard se reencontram nos jardins e se amam ardentemente. No dia seguinte de manhã, Jeanne se decide a acompanhar Bernard, abandonando o marido, o filho e o amante. França, 1958. Preto e Branco, 88 min.

Sábado, 16 de Setembro, 20h
A NOITE
direção de Michelangelo Antonioni
Após dez anos de casamento, Lídia (Jeanne Moreau) e Giovanni (Marcello Mastroianni) passam uma noite permeada de momentos de angústia numa busca por respostas para a situação de tédio que se abateu sobre o relacionamento do casal. Entre compromissos sociais e casos extra-conjugais, sofrem pela solidão e pelo silêncio que tomou o lugar do casamento. França/Itália, 1961. Preto e Branco, 120 min.

Sexta, 22 de Setembro, 20h
JULES & JIM
direção de François Truffaut
Dois amigos, o francês Jim (Henri Serre) e o alemão Jules (Oscar Werner), vivem a efervescência das artes e da boemia na Paris da belle époque quando conhecem uma mulher por quem logo se apaixonam: Catherine (Jeanne Moreau). O triângulo se estende alegre e despreocupadamente, até que Catherine resolve casar com Jules – ainda que mantendo o relacionamento com Jim. Mas as coisas já não são como antes e, para aumentar o distanciamento, surge a Segunda Guerra. França, 1961. Preto e Branco, 105 min.

Sábado, 30 de Setembro, 19h30
A NOIVA ESTAVA DE PRETO
direção de François Truffaut
Depois de uma tentativa de suicídio após o assassinato de seu noivo em pleno altar, Julie Kohler (Jeanne Moreau) sai à procura dos cinco homens responsáveis pelo crime. Usando disfarces e sensualidade, ela trama a morte de cada um deles. França, 1967. Colorido, 107 min.