A partir desta sexta-feira, 15 de setembro, começa na Biblioteca Pública Joaquim de Castro Tibiriçá, no Bonfim, o projeto Roda de Poesia, das 14h às 16h. A ideia é apresentar a pluralidade de estilos dos poetas brasileiros que fazem parte do acervo do espaço, como Cora Coralina, Vinícius de Moraes, Carlos Drummond de Andrade, Cecília Meireiles, entre outros. A atividade será realizada nas terceiras sextas-feiras do mês.

“A Roda irá incentivar o prazer da leitura, possibilitando o alargamento dos horizontes pessoais e culturais”, afirma a bibliotecária responsável pelo projeto, Mônica de Araújo Martins. “Pretendemos, ainda, atrair novos usuários para conhecer o espaço e serviços disponíveis”, destaca.

Os encontros serão mediados pelo poeta e cordelista Samuel de Monteiro (Samuel Quintans), natural da cidade de Monteiro, Paraíba. Filho de artista de circo e poeta, de quem herdou o gosto e o dom pela poesia, rima e métrica, Samuel escreveu mais de 50 cordéis, alguns destes em parceira com Asa Branca, e tem em seu acervo cerca de 500 poesias escritas, entre sonetos e vários outros estilos. Também amante da prosa, mantém um blog pessoal de nome “Sempre tem algo acontecendo”, cuja proposta é levar um pouco de reflexão e poesia ao cotidiano.

A Biblioteca está localizada à Rua Quintino Bocaiúva, s/n (Praça da Ópera Salvador Rosa), no Bonfim. A participação é gratuita e aberta ao público em geral. (Carta Campinas com informações de divulgação)