A excessiva concentração bancária no Brasil que gerou um oligopólio é um verdadeiro entrave para a geração de empregos e o desenvolvimento das micro e pequenas empresas.

Umas pesquisa divulgada no início deste mês de setembro mostra que 49% dos pequenos negócios jamais conseguiu financiamento bancário como pessoa jurídica. Mais que isso, 84% não pegaram empréstimos nos últimos 6 meses.

As principais dificuldades para obtenção de crédito são a difícil acessibilidade aos serviços financeiros, taxa de juros alta (48%), falta de garantias reais (20%) e falta de avalista/fiador (16%).

O levantamento, feito pelo Sebrae, mostrou ainda que, embora o BNDES seja o principal instrumento de concessão de crédito para as micro e pequenas, 80% deles jamais acessaram uma linha de financiamento do banco estatal de fomento.

Umas das soluções apontadas pelo Sebrae seria o crescimento das fintechs (empreas de tecnologia que atuam no setor financeiro) e pela criação da Empresa Simples de Crédito (ESC), que devem aumentar a concorrência na concessão de empréstimos e facilitar crédito para os pequenos negócios no mercado brasileiro.

O presidente do Sebrae, Guilherme Afif Domingos, afirmou que é necessário criar alternativas para enfrentar a grande concentração no sistema financeiro nacional, que acaba por estimular os altos juros bancários. “Os bancos são grandes demais para atender os pequenos”, afirmou. (Carta Campinas com informações de divulgação)