Até o próximo dia 20 de setembro, acontece no Museu da Imagem e do Som (MIS), de Campinas, o 3º Ciclo de Cinema Mantis: Cor, Câmera, Ação!, com realização do Grupo de Pesquisa MANTIS (UNICAMP).

O ciclo que traz exibição gratuita de filmes seguida de debate pretende ser um encontro entre pesquisadores, cinéfilos e espectadores em geral para discutir os sentidos da cor na imagem audiovisual, com base no diálogo do cinema com as artes visuais e a arquitetura.

As próximas e últimas exibições do ciclo acontecem no dia 20 de setembro. Às 16h, será exibido o filme “Maria Antonieta” e às 19h30, a exibição será de “Moonrise Kingdom”.

O filme Maria Antonieta, com direção de Sofia Coppola, apresenta a trajetória da jovem rainha da França que se tornou um ícone do mundo de luxo e glamour da aristocracia européia do final do século XVIII, retratando a sua vida íntima no Palácio de Versalhes, desde a sua chegada na corte até o início da Revolução Francesa.

Moonrise Kingdom, de Wes Anderson, narra um romance adolescente que beira o cômico e o nonsense. Nos anos 1960, Sam e Suzy, moradores de uma pequena ilha na costa dos Estados Unidos, são dois jovens socialmente deslocados e apaixonados que, diante dos obstáculos ao namoro, planejam uma fuga alucinada que mobiliza os moradores e as autoridades da localidade onde vivem.

O que ambos os filmes têm em comum? Uma direção de arte instigante alinhada a um uso singular da cor na composição da imagem. Sofia Coppola e Wes Anderson são diretores cujas cinematografias exploram uma expressiva valorização do aspecto cromático das imagens.

A partir da exibição desses filmes, pretende-se discutir o papel criativo da cor nos domínios da direção de arte cinematográfica, enfatizando os seus desdobramentos visuais na construção de significados e sentidos fílmicos. (Carta Campinas com informações de divulgação)

3º Ciclo de Cinema Mantis: Cor, Câmera, Ação!
Realização Grupo de Pesquisa MANTIS (UNICAMP)
Coordenação Geral: Profa. Anna Gouveia
Coordenação dos debates: Ronaldo Anarelli e Milena Paiva

Dia 20 de setembro – Cor e Direção de Arte

16h – MARIA ANTONIETA
Direção: Sofia Coppola. 2006. 2h7min.

19h30 – MOONRISE KINGDOM
Direção: Wes Anderson. 2012. 1h34min.