Projeto abominável em Campinas tenta impor censura à atividade do professor

Um projeto que pode ser considerado abominável em uma sociedade democrática e liberal foi apresentado pelo vereador Tenente Santini (PSD), na Câmara de Campinas.

O projeto inspirado no programa evangélico-fundamentalista ‘Escola Sem Partido’ se propõe, segundo o autor, a “combater o abuso da liberdade de ensinar”. Veja, quer combater a liberdade! Projetos semelhantes já foram propostos e derrubados por inconstitucionalidades.

De caráter obscurantista, a proposta determina que o Poder Público não deve, por exemplo, se envolver nas questões relacionadas à orientação sexual. O projeto aponta ainda seis normas que deverão ser seguidas pelos professores, entre elas a que “proíbe a propaganda político-partidária em sala de aula” e também a que “não deve incentivar os alunos a participarem de manifestações”. Ou seja, o exercício maior da cidadania, a manifestação da população, passa a ser tolhida pelo projeto.

O projeto que, fere a liberdade de manifestação cidadã do professor e da população, diz o inverso na justificativa. Segundo o vereador, “entre as finalidades da educação, está o preparo do educando para o exercício da cidadania”, argumenta. Uma cidadania, portanto, sem manifestação, de ovelhas amestradas com camisetas da CBF. Veja como funciona o truque de linguagem do Escola Sem Partido.

A proposta está em análise pelas comissões da Câmara de Campinas e se receber parecer favorável, vai à votação e depois à sanção do prefeito Jonas Donizette (PSB).

Veja mais sobre projetos que tentam censurar professor:

Recent Posts

Documentário Brincar É Patrimônio reflete sobre brincadeiras de rua

(imagem reprodução) Exibição acontece no dia 9 de junho e destaca as brincadeiras tradicionais como…

1 hour ago

Sion & Itamar Duo faz releitura instrumental da música brasileira e do jazz

Sion e Itamar Duo (imagem reprodução vídeo) O projeto Música ADu promove, na quinta-feira, 11…

2 hours ago

Ex-deputado que ameaçou Lula e Dilma e atirou em policial recebe multa de 452 mil

O ex-deputado Roberto Jefferson (PTB), que entrou de cabeça na extrema direita bolsonarista, deve ser…

8 hours ago

Entidades defendem que pessoas também são patrimônio público

(imagem reprodução mundano grafite) As entidades de professores, servidores e estudantes de São Paulo defendem…

1 day ago

Religiosos deixarão de pagar imposto suficiente para financiar todas as universidades públicas do Brasil

(imagem chalogarcia pxl) Depois dos privilégios arraigados de deputados, juízes e militares, agora o brasileiro…

1 day ago

Fios de Choro explora a diversidade musical brasileira em encontro entre o erudito e o popular

(foto divulgação) O grupo Fios de Choro faz um passeio sonoro pela diversidade da música…

1 day ago