O professor da Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp, Luís Fernando Tófoli, participa de um bate-papo em bar de Campinas na terça-feira, 01 de agosto, para falar do ayahuasca, a substância utilizada no Santo Daime.

Tófoli vai abordar as pesquisas e a política em relação ao ayahuasca e o uso psicoterapêutico de psicodélicos, seus efeitos, a neurociência da ayahuasca e seu potencial terapêutico. O bate-papo faz parte da programação Chopp comCiência

O ayahuasca é uma bebida ritualística psicoativa de origem amazônica de uso religioso permitido no país e cuja preparação é feita com duas espécies vegetais, o cipó Banisteriopsis caapi e o arbusto Psychotria viridis.

Para Tóffoli, a ayahuasca tem potenciais benefícios pouco compreendidos. “Ainda há muito espaço para a academia e a sociedade aprenderem quando se fala dessa bebida psicoativa. Discutir a ciência da ayahuasca é, ao mesmo tempo, romper preconceitos e abrir chances para se alargar as fronteiras do conhecimento”, ressalta o pesquisador.

Tófoli é doutor em psiquiatria pela USP, Professor-doutor do Departamento de Psicologia Médica e Psiquiatria da Faculdade de Ciências Médicas da UNICAMP, coordenador do Laboratório de Estudos Interdisciplinares sobre Psicoativos (LEIPSI) e do ICARO (Interdisciplinary Cooperation for Ayahuasca Research and Outreach).

O “Chopp com Ciência” é gratuito e aberto ao público em geral.
01/08 “Chopp comCiência- A Ciência da Ayahuasca com Luís Fernando Tófoli
Horário: 20h
Local: Alzirão Empório e Bar – Rua Francisco de Barros Filho, 432 – Barão Geraldo