A rica diversidade cultural brasileira está reunida em ritmos e versos no novo CD Certos Tipos e Suas Canções que o Duo Balangulá lançará no próximo dia 20/07 (quinta-feira) às 20h com apresentação de um show no Instituto Padre Haroldo (R. João Quirino do Nascimento, 1601 – Jardim Boa Esperança, Campinas – SP, 13091-516).

O CD reúne as músicas e interpretações do primeiro espetáculo cênico musical homônimo criado pelos músicos Alê Freire e Zé Esmerindo, que formam o Duo Balangulá. O CD conta ainda com as participações especiais de Edu Guimarães (sanfona), Levi Ramiro (viola), João Arruda (viola), Almir Côrtes (guitarra), Fernando Goldemberg (flugel e gaita).

Certos Tipos e suas Canções propõe uma viagem por diferentes regiões do país, contando histórias cotidianas dos diversos tipos encontrados ao longo do caminho. É também uma viagem no tempo, com canções desde a década de 1930. A rica diversidade cultural brasileira é representada por uma variedade de ritmos, como samba, coco, xote, toada e baião.

No total, 15 canções compõem este primeiro CD que foi gravado com recursos do ProAC- ICMS (Programa de Ação Cultural da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo) e é distribuído pela Tratore. Boa parte do repertório privilegia, intencionalmente, autores pouco divulgados, como por exemplo, Babi de Oliveira, Jararaca, Levi Ramiro, Geraldo Filme, além de autores consagrados como Noel Rosa (Mulato Bamba), Milton Nascimento (Morro Velho), Lupicínio Rodrigues e Antônio Gonçalves (Maria Rosa) e também duas composições assinadas por Zé Esmerindo (Tião e Certos Tipos, em parceria com Carlinhos Campos).

Todos os instrumentos (vozes, violão, violas brasileiras, contrabaixo e percussão) são executados pelos dois músicos. Os arranjos musicais são inéditos, elaborados pelo próprio duo. As violas brasileiras e o violão usados pelo Duo Balangulá são de fabricação própria de Zé Esmerindo, que também é luthier.

Quem assistir ao show de lançamento poderá conferir o caráter cênico desta produção que utiliza-se do universo das contações de histórias, dialogando também com a literatura brasileira, uma vez que as cenas são baseadas em textos de autores consagrados como Guimarães Rosa, Mário de Andrade e Paulo César Pinheiro. O show de lançamento será realizado no Instituto Padre Haroldo.

O Duo Balangulá (Zé Esmerindo e Alê Freire) nasceu a partir da amizade de longa data e da afinidade estética entre os dois. A partir de sua formação, o duo pesquisa as sonoridades em repertório brasileiro, através da criação de arranjos originais. Para isso, utiliza instrumentação variada, tocada pelos próprios integrantes (vozes, violões, violas brasileiras, contrabaixo e percussão). Outra característica é o diálogo com o teatro, por meio de cenas curtas que entremeiam algumas das músicas e contribuem para a unidade temática do espetáculo. O primeiro espetáculo criado foi Certos Tipos e Suas Canções, que recebeu um prêmio do Programa de Ação Cultural (ProAC), da Secretaria Estadual da Cultura de São Paulo. (Carta Campinas com informações de divulgação)

Lançamento do CD Certos Tipos e suas Canções com Duo Balangulá
20/07 às 20h
Local: Instituto Padre Haroldo (R. João Quirino do Nascimento, 1601 – Jardim Boa Esperança, Campinas – SP)
Entrada: Gratuita
Valor do CD: R$ 20,00
Site para compra