A coleta seletiva de Valinhos já cobre 85% da cidade, um dos maiores índices do Estado de São Paulo. Mensalmente, segundo informou a prefeitura do município. São recolhidas 170 toneladas de material reciclável, como jornais, garrafas e copos de plásticos.

 

De acordo com o diretor do Departamento de Limpeza Pública (DLP), vinculado à Secretaria de Obras e Serviços Públicos, Gustavo de Freitas Sirianni, a coleta melhora a limpeza da cidade e diminui os custos da gestão de resíduos sólidos, além de prevenir enchentes. A cidade já sofreu com enchentes na região central.

A Saúde é outra área impactada pela ação. A coleta, por exemplo, evita a água parada em material reciclável, diminuindo a incidência de criadouro do Aedes aegypti (mosquito transmissor da dengue e da febre amarela urbana e a atração de animais peçonhentos, como cobras e aranhas, entre outros.

A coleta é feita uma vez por semana, de segunda a sábado, nos períodos diurno e noturno. A expectativa da Prefeitura é ampliar ainda mais o atendimento em 2018.

Confira os materiais recolhidos pela coleta seletiva:

– Plástico: Copos, garrafas, frascos de produtos de limpeza e higiene pessoal, sacos e sacolas, utensílios plásticos em geral (ex: baldes), brinquedos, isopor, tubos de PVC e conexões.

– Papel: Jornais, revistas, folhas de papel, caixas de papel e papelão limpas, caixas longa vida (tetrapak).

– Vidro: Garrafas, copos, potes, frascos em geral, frascos de medicamentos vazios, cacos de vidro (embrulhe-os bem e coloque-os em caixas para evitar acidentes)

– Metal: Latas de bebidas e alimentos, panelas, parafusos, pregos e arames, fios elétricos e objetos de cobre, ferro, zinco ou latão. (Carta Campinas com informações de divulgação)