O Sistema Único de Saúde (SUS) disponibilizou a partir desta segunda-feira, 5 de junho, a vacina contra a gripe para toda a população. A medida foi divulgada na última sexta-feira, dia 2 de junho, pelo Ministério da Saúde, e é válida apenas neste ano. A campanha de vacinação 2017, iniciada em 17 de abril, termina na próxima sexta-feira, 9 de junho.

As vacinas estão disponíveis nos 63 centros de saúde de Campinas. Até 31 de maio, foram aplicadas 229.281 doses. O número representa 71% dos 322.642 pessoas que fazem parte de algum dos grupos prioritários – idosos, gestantes, puérperas, crianças com até 5 anos, doentes crônicos, professores e trabalhadores da saúde.

Em Campinas, a meta é vacinar 90% das 322.642 pessoas consideradas público-alvo. De acordo com o Ministério da Saúde, até agora, apenas o Amapá atingiu a meta de vacinação.

Neste ano, a vacina protege contra as gripes A (H1N1 e H3N2) e B. A composição muda todo ano, de acordo com as cepas do vírus da gripe que estão em circulação no período. Por isso, é preciso receber a imunização anualmente. A vacina evita as complicações causadas pela gripe e doenças graves, como pneumonia.

As pessoas com doenças agudas graves e febre (moderada ou alta) devem esperar a melhora do quadro clínico para receber a dose. A vacina contra a gripe pode ser administrada simultaneamente com as demais vacinas, inclusive a de febre amarela. (Carta Campinas com informações de divulgação)