O prefeito de Campinas, Jonas Donizette (PSB) assinou nesta quarta-feira, 14, Ordem de Serviço (OS) para a construção de quatro pequenos trechos de ciclovias no município: um na Avenida Theodureto de Almeida Camargo, com extensão de 1,6 km e outros três trechos no Distrito de Nova Aparecida, que somam 2 km. Os novos trechos totalizam apenas 3,6 km de novas ciclovias.

Desde o primeiro mandato Jonas Donizette prometeu 100 km de ciclovias até 2016. Em 2017, o prefeito consegui concluir  menos de 10%, apenas  9,6 km. São três ciclovias: Mackenzie (6,7 km, construída no canteiro central da Avenida Isaura Roque Quércia); Norte-Sul (1,3 km, construída no canteiro central da Avenida José de Souza Campos, representando um marco para o município, dentro da implantação do Plano Cicloviário); e Baden Powell (1,6 km, implantada no canteiro central da avenida de mesmo nome, no Jardim Nova Europa).

Veja também:
Jonas Donizette tira ciclovia do Projeto BRT Campinas e ciclistas devem ir à Justiça
Cidades podem economizar 24 vezes o valor investido em ciclovias, diz estudo
Para ciclistas, Jonas Donizette cumpriu 0% da promessa de 100 km de ciclovias

O novo trecho da avenida Theodureto de Almeida Camargo terá extensão aproximada de 1,6 km. Localizada no canteiro central da Theodureto, no trecho entre a Avenida Padre Almeida Garret e a Praça 25 de Abril. O custo da obra tem valor de R$ 398,9 mil (projeto e obra).

Os pequenos trechos de ciclovias do Distrito de Nova Aparecida terão no total, aproximadamente, 2 km. O custo é de R$ 535,4 mil (projeto e obra). A construção será no canteiro central das avenidas Dom Agnelo Rossi e Papa João Paulo II. São três trechos. Todos dão acesso ao Terminal Padre Anchieta.

O Trecho 1 está localizado na Avenida Dom Agnelo Rossi, a partir da Rua Amantino de Freitas, Praça Paulo Egydio Martins, Avenida Papa João Paulo II, até a Rua Dom Augusto Álvaro da Silva, com extensão aproximada de 1,3 km.

O Trecho 2 fica na Avenida Papa João Paulo II, entre e Rua São Hipólito e a Rua São Tomás de Aquino, com extensão aproximada de 345 m.

E o Trecho 3 será implantado também na Avenida Dom Agnelo Rossi, entre a Avenida Papa João Paulo II e a Rua São Matias, com extensão aproximada de 345 m.

O anúncio dos novos trechos foi feito durante inauguração de um estacionamento para bicicletas no Terminal Padre Anchieta. O bicicletário foi construído pela Associação das Empresas de Transporte Coletivo Urbano de Campinas (Transurc).