Em pleno século 21, Câmara de Campinas faz debate público sobre falta de creche

O que deveria ser um tema do passado, em pleno século 21, a Comissão de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente da Câmara Municipal de Campinas realiza na próxima sexta-feira (23) uma escuta social sobre a falta de vagas nas creches de Campinas.

Dados oficiais apontam que atualmente, em Campinas, existe um deficit aproximado de 7,5 mil vagas. “A situação é alvo de um inquérito civil no MP da 33a promotoria que apura tanto a superlotação quanto a falta de vagas nas creches na cidade”, diz o vereador Gustavo Petta, presidente da Comissão.

Ele lembra que Campinas foi condenada no ano passado a pagar uma multa de mais de R$ 5 milhões por não garantir creche a todas as crianças de 0 a 6 anos de idade. “A falta de vagas em creches é uma grave violação aos direitos das crianças. É obrigação do município garantir a matrícula e a permanência das crianças nas creches e pré-escolas. Trata-se de um direito constitucional”, frisa.

Segundo a Defensoria Pública do Estado, o número de processos por falta de vagas nas creches de Campinas cresce a cada ano. Nos primeiros quatro meses de 2017 foram feitas 1.441 solicitações de vagas por via judicial na defensoria, 63 a mais do que no mesmo período de 2016. O evento será aberto a todos os interessados.

O evento, que acontece das 8h30 às 12h no Plenarinho da Câmara Municipal, será realizado em parceria com o Ministério Público do Estado de São Paulo, a Defensoria Pública, a Secretaria de Educação, o Conselho Tutelar, o Conselho Municipal de Educação e o CMDCA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente).

Serviço
Escuta Social – Educação Infantil em Foco.
23/6 (sexta), às 8h30.
Câmara Municipal de Campinas (Av. Eng. Roberto Mange, 66, Ponte Preta).
Entrada franca.


Discover more from Carta Campinas

Subscribe to get the latest posts sent to your email.

Comente

plugins premium WordPress