O presidente da Câmara de Campinas, Rafa Zimbaldi (PP) disse que  irá recorrer novamente à Justiça para que a população de Campinas continue a pagar o salário de 360 funcionários de vereadores com cargos comissionados na Câmara.

O Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP) decidiu que a Câmara deveria demitir pelo menos 250 cargos comissionados. Isso reduziria os comissionados de 10 para 4 em cada gabinete de vereador.  Segundo especialistas, além do gasto público, o excesso de funcionários no legislativo contribui para a perpetuação de vereadores no poder.

O TJ acatou ação do Ministério Público que pediu à Justiça que o número de assessores por gabinete fosse restrito a quatro pessoas. Para o MP, há  abuso no número de assessores. São 10 pessoas empregadas para ‘assessorar’ um único vereador. Se um partido tem 5 vereadores, são 50 funcionários pagos pela população.

A Câmara informou, meio da assessoria de imprensa, que espera para esta quarta-feira (7) a decisão do STJ sobre uma ação cautelar em que tenta impedir as exonerações de forma imediata.