A Rede Usina Geradora de Cultura, rede de grupos de teatro que faz a gestão da Sala dos Toninhos, localizada na Estação Cultura, promove nesta temporada de maio apresentações de três espetáculos montados por alunos de artes cênicas de duas escolas de artes de referência na RMC. Na sexta-feira, 19 de maio, às 20h, o público confere a peça “Perdoa-me por me traíres”, um clássico do dramaturgo Nelson Rodrigues, protagonizada pela Cia. Eco, do Teatro Escola Macunaíma.

No sábado, 20, às 20h, será a vez de “Artaud Mentado” – uma seleção de textos e cartas do ator, poeta e escritor francês Antonin Artaud -, com o elenco da Benditos Calvos, da Escola de Artes Augusto Boal. No domingo, 21, às 18h, a Cia. Athaurfa, também da Escola de Artes Augusto Boal, faz uma crítica à sociedade contemporânea a partir do estudo da obra teórica de Bertolt Brecht em “Ai de ti”.

Para encerrar a programação, no domingo, após o espetáculo, a Sala dos Toninhos realizará uma confraternização entre os artistas e o público num ambiente mais descontraído, a tradicional festa “Celebrando o Outro Lado”.

A Sala dos Toninhos está localizada na Estação Cultura de Campinas e conta com 80 lugares. Os ingressos são distribuídos com uma hora de antecedência ao espetáculo e cobrados ao final do mesmo no chapéu (contribuição espontânea).

As montagens na Sala dos Toninhos acontecem sempre nos terceiros finais de semana de cada mês e fazem parte do projeto Laboratório de Produção Cultural promovidas pela Rede Usina Geradora, que atua em gestão compartilhada com a Escola Municipal de Cultura e Arte. (Carta Campinas com informações de divulgação)

Veja abaixo mais detalhes da programação:

(Sexta-feira, 19/05, às 20h)
PERDOA-ME POR ME TRAÍRES – Cia ECO / Teatro Escola Macunaíma
Glorinha, uma jovem órfã, criada pelo tio manipulador e pela tia louca, vive dividida entre se entregar aos desejos da adolescência ou obedecer às regras ditadas pelo tio conservador. Com a ajuda de sua melhor amiga, descobre um novo mundo na casa da cafetina Madame Luba, o que desencadeará na revelação de segredos familiares do passado, mudando o rumo de sua vida para sempre e a obrigando a tomar difíceis decisões. Esta é a terceira montagem do grupo que tem origem no Teatro Escola Macunaíma.
Espetáculo: Perdoa-me por me traíres / Autor: Nelson Rodrigues / Grupo: Cia ECO / Direção: Rodrigo Polla / Indicação: 14 anos / 75 minutos.
(Sábado, 20/05, às 20h)
ARTAUD MENTADO – Benditos Calvos / Escola de Artes Augusto Boal
O grupo teve seu início junto ao curso de Formação profissionalizante em Artes Cênicas da Escola de Artes Augusto Boal e essa é a sua terceira montagem. O espetáculo Artaud Mentado trás uma seleção de textos e cartas do ator, poeta e dramaturgo francês Antonin Artaud, onde problematiza o ato da criação poética, a gênese e a formalização do pensamento; desta forma, por meio de seus destinatários, comunica seu tormento de poeta com toda a sociedade.
Espetáculo: Artaud Mentado / Grupo: Benditos Calvos / Direção: Gisele Jorgetti / Indicação: 14 anos / 60 minutos.(Domingo, 21/05, às 18h)
AI DE TÍ – Cia Athaurfa / Escola de Artes Augusto Boal
A companhia surgiu no curso de Arte Dramática da Escola de Artes Augusto Boal, em Hortolândia, e em seu espetáculo Ai de Tí traz questionamentos que nos mobilizam: O homem ajuda o homem? Por que há guerra? Por que há disputa de poder? Falta de empatia?
Uma crítica a atual realidade social, a partir do estudo da obra teórica de Bertolt Brecht; apresenta cenas ressignificadas de acontecimentos reais observados pelos próprios atores em seus cotidianos e entrecortadas por falas de Brecht, que, sem efeitos cenográficos, foca a politização das cenas, expondo as regras do jogo teatral, centradas nos atores e na música.
Espetáculo: Ai de Tí / Cia Athaurfa / Direção: Gisele Jorgetti / Indicação: 14 anos / 60 minutos.
Temporada Sala dos Toninhos / Estação Cultura
Local: Sala dos Toninhos / Estação Cultura “Prefeito Antonio da Costa Santos” – Praça Marechal Floriano Peixoto, s/n, Centro
Estacionamento gratuito com acesso pela Rua Francisco Teodoro, 1050, Vila Industrial
Retirada de senhas 1h antes do espetáculo.
Ingressos no chapéu (contribuição voluntária).
OBS: Em caso de chuva forte os espetáculos poderão ser cancelados.
Entrada gratuita