Nos próximos dias 02, 03 e 04 de junho, será apresentado na Sala dos Toninhos, na Estação Cultura de Campinas, o espetáculo “A Lição”, de Eugène Ionesco, com o grupo Teatro Evolução e direção de Jonas Lemos.

O Teatro Evolução festeja 50 anos em atividade e, das peças de seu repertório, A Lição, espetáculo do Teatro do Absurdo, foi escolhida para esta comemoração. A peça foi remontada com atrizes do Grupo Fora dos Trilhos, um grupo que é fruto da formação de jovens da Rede Usina Geradora, na gestão da qual o Grupo Evolução também faz parte.

A Lição foi escolhida por seu tema de grande atualidade e por homenagear atores que passaram pela companhia e que atuaram nessa obra em montagens anteriores, Marcos Guillard e Malu Lopes. A montagem também marca o retorno de Jonas Lemos atuando como ator (enfant terrible).

Jonas criou o grupo Teatro Evolução em 1967, dentro da escola também dirigida por ele. Um espaço que abriu horizontes para jovens incomodados com as contradições daqueles tempos sombrios. A criação do grupo de teatro fez com que se inaugurasse ali, nos porões do Colégio Evolução, um local de discussões e efervescência cultural e política que encontravam no teatro a forma de reverberar os gritos de resistência que ecoavam – e ecoam até hoje – nos principais movimentos de resistência, principalmente da cultura e das causas do povo operário e negro. Foi neste ambiente que nasceu um dos embriões para a construção de um novo e moderno movimento negro do Brasil. Este lugar foi transformador e fez com que estes jovens se tornassem agentes transformadores na sociedade, sendo pioneiros e, até hoje, atuantes na militância cultural e modelo de gestão popular no Brasil e na América Latina, como a Casa de Cultura Tainã, Urucungus Puítas e Quijengues e Mestre Lumumba, para citar alguns.

A Lição:
Um conhecido professor local, especialista em diversos temas, que atende alunos interessados em apresentar-se ao concurso de doutorado total ou parcial, recebe em sua casa uma nova aluna interessada em seus vastos e profundos conhecimentos. A chegada da aluna desencadeia os desdobramentos das diferentes relações de poder das personagens, destacando-se ainda uma criada – figura onisciente. Em A Lição, o problema universal da falha de comunicação e a procura incessante pela informação são expostos de forma cômica, dramática e desemboca numa trágica e feroz crítica ao totalitarismo, aqui representado não apenas na busca frenética e infinita pelo conhecimento, mas nas relações diversas e universais. O teatro de Ionesco é o absurdo exposto a serviço da verdade das afinidades humanas. (Carta Campinas com informações de divulgação)

Ficha Técnica
Espetáculo: A LIÇÃO
Autor: Eugène Ionesco
Grupo Teatro Evolução
Direção: Jonas Lemos
Elenco: Aline Coutinho, Daniella Ockner, Jonas Lemos e Mônica Moretti
Duração: 60 minutos
Indicação: 16 anos

Quando: 02(sex), 03(sáb) e 04(dom) de Junho
Horário: dias 02 e 03, às 20h / dia 04, às 19h
Local: Sala dos Toninhos / Estação Cultura “Prefeito Antonio da Costa Santos” – Endereço: Praça Marechal Floriano Peixoto, s/n, Centro
Estacionamento gratuito com acesso pela Rua Francisco Teodoro, 1050, Vila Industrial
Entrada gratuita: Ingressos no chapéu (contribuição voluntária).
Retirada de senhas 1h antes do espetáculo.
OBS: Em caso de chuva forte o espetáculo poderá ser cancelado.