Nos dias 4 e 5 de maio, acontece no Instituto de Artes (IA), da Unicamp, o “Seminário Internacional de Música Popular e Política: Presente & Passado”.

O objetivo do seminário é aprofundar a reflexão sobre a produção musical que ocorre contemporaneamente em contextos sócio-políticos diversos e, ao mesmo tempo, a partir de questões que emergem dessas experiências, lançar um olhar crítico sobre momentos históricos passados nos quais a relação entre música popular e política se estabeleceu de maneira marcante. Pretende-se reunir pesquisadores que se dedicam à investigação desse tema, a partir de uma perspectiva interdisciplinar, para que exponham e debatam seus trabalhos. Por fim, será solicitada a cada um dos convidados a elaboração de um artigo para compor uma coletânea a ser publicada futuramente.

O compositor popular é uma espécie de cronista. Com uma linguagem muitas vezes simples e direta, ele é capaz de apreender aspectos surpreendentes da vida cotidiana e traduzi-los com habilidade e beleza sob a forma de canção ou música puramente instrumental. Estudos recentes sugerem que a música popular, em função de suas características estéticas, pode, em determinadas situações, traduzir, expressar e moldar de diversas maneiras a prática política. Ela tem grande potencial de agenciar movimentos sociais e produzir subjetividades, sentimentos comunitários, valores e movimentos de vários tipos associados ao campo da política. Ao definir determinadas formas de expressar, narrar, entoar conteúdos diversos e de promover padrões de escuta participativa, a música popular é capaz de construir e estimular modos de atuação ou participação em movimentos coletivos. É um tema complexo que exige abordagens ancoradas na interdisciplinaridade. Por essa razão, participam do evento pesquisadores que transitam por diversas áreas, especialmente pela Musicologia, pela Etnomusicologia e pelas Ciências Humanas.

Com o evento se espera contribuir para intensificar o debate entre pesquisadores que trabalham com esse tema, promover o intercâmbio entre instituições acadêmicas nacionais e estrangeiras e intensificar a produção e divulgação de conhecimento acerca desse assunto especialmente entre docentes e estudantes vinculados a programas de pós- graduação das áreas de Ciências Humanas e Artes.

Mais informações sobre o evento podem ser vistas AQUI. (Carta Campinas com informações de divulgação)

Veja abaixo mais detalhes da programação:

Mesa de Abertura:
Prof. Dr. Fernando Hashimoto – Diretor do Instituto de Artes/UNICAMP
Prof. Dr. Paulo José Siqueira Tiné – Coordenador do Curso de Música
Prof. Dr. Alexandre Zamith Almeida

​Conferência de Abertura: SOM MUSICAL, SENTIDO E AÇÃO
Oscar Andres Hernandez Salgar (Pontifíca Universidade Javeriana – Bogotá – Colômbia)
Dia: 04/05
Horário: 09h
Local: AUDITÓRIO INSTITUTO DE ARTES

MESA 1: Políticas culturais e culturas políticas
Cacá Machado (IA/UNICAMP) – Doces bárbaros da cultura
Rúrion Melo (FFLH/USP) – Qual o projeto de sociedade? Cultura política e música no Brasil hoje
José Adriano Fenerick (Departamento de História – UNESP/Franca) – A dimensão política da Vanguarda Paulista através do humor
Dia: 04/05
Horário: 14h
Local: AUDITÓRIO INSTITUTO DE ARTES

​MESA 2: Paradigmas e sentidos das culturas populares
Marcelo Ridenti (IFCH/UNICAMP) – Os anos 1960 e a MPB
Walter Garcia (IEB/USP) – A potência crítica do lírico e o “ódio como política”
Adalberto Paranhos (INCIS/UFU) – Caminhando e cantando e seguindo os sentidos de uma canção
Dia: 05/05
Horário: 09h
Local: AUDITÓRIO INSTITUTO DE ARTES

​MESA 3: Processos estéticos e subjetivos na canção popular
Fabio Akcelrud Durão (IEL/UNICAMP) – Canção como produto e intersubjetividade
Tânia Costa Garcia (UNESP/Franca) – Estética da carnavalização
Kjetil Klette Bohler (University of Oslo – NOVA) – “Musical Politics” dentro de Fora Temer
Dia: 05/05
Horário: 14h
Local: AUDITÓRIO INSTITUTO DE ARTES

ATIVIDADES CULTURAIS:

04/05 às 17h – Café e Lançamento de livros
Local: Corredor do Instituto de Artes/UNICAMP, próximo ao auditório.

Apresentação musical:
MULHERES À MOSTRA
SINOPSE: O elenco formado exclusivamente por mulheres, cantoras, compositoras e instrumentistas, traz para o centro da discussão o papel e o espaço conquistado pelas mulheres no meio musical, ainda marcado pela forte presença de uma cultura machista e misógina. Através de um repertório predominantemente autoral, essas artistas convocam o público para inserção na discussão, tendo o espetáculo musical como mediador desse discurso.
04/05 às 19h
Local: Audiotório da ADUNICAMP

Coletivo de Mulheres: Bruna Duarte (contrabaixo) – Bruna Prado (cantora e compositora) – Elisa Basile (guitarra) – Gra Soares (cantora) – Janice Pezoa (piano) – Luisa Meirelles (cantora e compositora) – Maria Cecilia Colaço (bateria) – Martina Marana (cantora e compositora) – Regina Machado (direção). Criação e concepção – Coletivo de Mulheres

Informações e inscrições: GEMUP