Entre os dias 2 e 24 de junho, acontece a segunda edição do “Festival de Inverno” do Museu da Imagem e do Som (MIS), de Campinas.

Uma seleção de filmes feita por Ricardo Pereira e Gustavo Sousa traz títulos premiados, polêmicos, instigantes, densos, ousados, provocantes, necessários, urgentes, aclamados pela crítica, que merecem ser vistos ou revistos e que prometem esquentar os quatro finais-de-semana (sextas e sábados) do mês.

As exibições têm entrada gratuita e são seguidas de debate.

Confira abaixo a programação, sinopse, datas e horários:

2 de Junho, 19h30
LA LA LAND
direção de Damien Chazelle
Seb (Ryan Gosling) é um pianista que sonha abrir seu próprio clube de jazz, mas tem que sobreviver tocando músicas cafonas para clientes distraídos de um restaurante. Mia (Emma Stone) é uma aspirante a atriz que se desdobra em testes por toda Los Angeles, à procura de uma chance que permita largar o trabalho de garçonete. Os dois se conhecem e dividem sonhos e um romance. EUA, 2016. Colorido, 126 min. (Sala Imagens de Um Sonho, 60 Lugares)

3 de Junho, 19h30
MOONLIGHT
direção de Barry Jenkins
Por ser extremamente franzino aos 9 anos, Chiron ganha o apelido de “Little” (pequeno). Sofre um tremendo bullying na escola e não tem como contar com o pai, ausente, nem a mãe, drogada. Vivendo numa região dominada pelo tráfico de drogas, ele ganha um protetor inesperado em Juan, o chefão do tráfico local. EUA, 2016. Colorido, 111 min. (Sala Imagens de um Sonho, 60 Lugares)

Sexta, 9 de Junho, 19h30
A CHEGADA
direção de Dennis Villeneuve
Louise Banks (Amy Adams) é uma professora de linguística contactada pelo governo dos Estados Unidos para ajudar na comunicação com alienígenas que chegaram à Terra. A decifração da linguagem dos extraterrestres trará muitas descobertas sobre o planeta e a vida dela mesma. EUA, 2016. Colorido, 116 min. (Sala Imagens de um Sonho, 60 Lugares)

10 de Junho, 19h30
MANCHESTER À BEIRA-MAR
direção de Kenneth Lonergan
Anos depois de ter abandonado sua terra natal, após uma tragédia, Lee Chandler (Casey Affleck) recebe noticias que o levam a ter que voltar. Novamente em sua cidade, ele reencontra pessoas do passado e encara de novo uma dor insuportável. EUA, 2016. Colorido, 137 min. (Sala Imagens de Um Sonho, 60 Lugares)

16 de Junho, 19h30
ELLE
direção de Paul Verhoeven
Executiva de sucesso, comandando uma empresa de videogames, sofre um estupro em sua elegante casa. A partir do episódio, ela demonstra reações inesperadas, que têm origem em episódios traumáticos de seu passado familiar. França, 2016. Colorido, 130 min. (Sala Imagens de Um Sonho, 60 Lugares)

17 de Junho, 19h30
A CRIADA
direção de Park Chan-wook
Na Coreia dos anos 1930, dominada pelos japoneses, uma jovem órfã vive em uma rica mansão como virtual prisioneira de um tio. Obcecado por relatos eróticos, ele mantém uma imensa biblioteca sobre o tema e treina a sobrinha, desde menina, na leitura destas histórias para privilegiados ouvintes. Um dia, chega uma nova criada, com um plano secreto para mudar estas vidas. Coreia do Sul, 2016. Colorido, 145 min. (Sala de Exibição, 40 Lugares)

23 de Junho, 19h30
EU, DANIEL BLAKE
direção de Ken Loach
Daniel Blake (Dave Johns), um carpinteiro de 59 anos, não é liberado pelo serviço médico para voltar a trabalhar depois de ter tido problemas cardíacos. A burocracia governamental, no entanto, entende que ele deve voltar a trabalhar ou mesmo procurar emprego, senão pára de receber sua pensão. Ao mesmo tempo, ele ajuda uma jovem, mãe solteira de duas crianças, a lidar com problemas parecidos. Inglaterra, 2016. Colorido, 100 min. (Sala Imagens de Um Sonho, 60 Lugares)

24 de Junho, 19h30
O APARTAMENTO
direção de Ashgar Farhadi
Emad e Rana são um casal de atores ainda sem filhos. Quando o prédio onde moram sofre abalo e uma série de rachaduras, eles são obrigados a mudar-se temporariamente. No novo prédio, numa noite em que Rana esperava Emad, ela sofre uma agressão. Irã, 2016. Colorido, 125 min. (Sala de Exibição, 40 Lugares)

Local:
Museu da Imagem e do Som de Campinas
Palácio dos Azulejos
Rua Regente Feijó, 380
Centro
entrada gratuita

(Carta Campinas com informações de divulgação)