Em São Paulo – O Quarteto de Cordas de São Paulo estreia a temporada 2017 da série “Convidados”, na próxima quinta-feira (13), homenageando os 130 anos de nascimento de Heitor Villa-Lobos, um dos maiores compositores brasileiros. O concerto será realizado na sala Mário de Andrade, localizada no 1° andar da Praça das Artes, centro da capital paulista. Para esta apresentação, os violinistas Betina Stegmann e Nelson Rios, o violista Marcelo Jaffé e o violoncelista Alberto Kanji se juntam ao quinteto instrumental Pau Brasil.

Heitor Villa-Lobos era um compositor que utilizava elementos da cultura popular e até mesmo indígenas em suas obras. Uma das peças que exemplificam isso e que serão contempladas no concerto é “Choro Típico”, que faz jus ao nome e reverencia o chorinho, gênero musical tipicamente brasileiro; e as “Bachianas Brasileiras”.

Com as Bachianas Brasileiras, Villa-Lobos mostrou o país por meio da música, com referências aos ritmos, cantigas, sons da natureza, a miscigenação. Ao todo foram nove peças, escritas entre 1930 e 1945, influenciadas pelo estilo de composição do alemão Johann Sebastian Bach. Nesta apresentação, será executada uma das mais famosas: Bachianas Brasileiras nº 5.

Outro artista carioca que ganha destaque nesta apresentação é Tom Jobim. O repertório inclui “Saudade do Brasil”, do disco “Urubu”, de 1976. Jobim era um entusiasta das composições de Villa-Lobos.

“A maioria das composições de Villa-Lobos não será apresentada em sua versão original, mas sim em adaptações que permitem aos integrantes do concerto vôos improvisatórios, conectados às ideias originais do compositor. São perspectivas da música brasileira”, comenta o violista do Quarteto de Cordas da Cidade de São Paulo, Marcelo Jaffé.

Um dia antes, na quarta-feira (12), o grupo faz um ensaio aberto e gratuito do concerto, às 18h, na Sala Mário de Andrade, 1° andar da Praça das Artes.

Em 2017, a série convidados terá oito apresentações. Nela os artistas Marcelo Jaffé, Nelson Rios, Betina Stegmann e Alberto Kanji recebem músicos de diversos estilos e instrumentos para fazer experimentações. Além dessa, o Grupo tem a série História do Quarteto de Cordas que também conta com oito concertos ao longo do ano, sempre nas últimas quintas-feiras do mês às 20h.

O Quarteto de Cordas da Cidade de São Paulo foi criado em 1935 por Mário de Andrade. Inicialmente era chamado de Quarteto Haydn e buscava difundir a música de câmara e estimular compositores brasileiros a compor novo repertório para o gênero. O grupo passou a ser chamado de Quarteto de Cordas Municipal a partir de 1944, chegando à sua forma definitiva em 1981, como Quarteto de Cordas da Cidade de São Paulo.

Agora para assinalar esse histórico, a Sala do Conservatório, no 1° andar da Praça das Artes, onde o grupo ensaia e se apresenta, passará a se chamar Sala Mário de Andrade. “Não poderia haver nome melhor para a sala, visto que foi Mário de Andrade que criou este Quarteto, com o objetivo de que o grupo transmitisse ao público uma visão didática da música de câmara”, afirma Jaffé. (Carta Campinas com informações de divulgação)

Villa-Lobos era a música andando, rindo,
brigando, espalhando-se no espaço, como
uma vigorosa emanação de sua pessoa física…

(Carlos Drummond de Andrade)

Quarta-feira, 12.04, 18h.
Ensaio gratuito
Quarteto de Cordas da Cidade de São Paulo
Sala Mário de Andrade – 1° andar da Praça das Artes – Av. São João, 281 – Centro, São Paulo

Quinta-feira, 13.04, 20h
Quarteto de Cordas da Cidade de São Paulo
Sala Mário de Andrade – 1° andar da Praça das Artes – Av. São João, 281 – Centro, São Paulo
Ingressos: R$ 20 (meia-entrada para aposentados, maiores de 60 anos, professores da rede pública e estudantes).
Na bilheteria ou pelo SITE
Capacidade: 200 lugares
Duração: 60 minutos

Programa:

Heitor Villa Lobos – Bachianas Brasileiras N° 4
Heitor Villa Lobos – Choro Típico
Heitor Villa Lobos – Prelúdio nº 3
Heitor Villa Lobos – Sexteto Místico
Heitor Villa Lobos – A Lenda do Caboclo
Heitor Villa Lobos – Quarteto de Cordas nº 5
Antônio Carlos Jobim – Quarteto de Cordas nº 5
Antônio Carlos Jobim – Saudades do Brasil
Rodolfo Stroeter e Paulo Bellinati – Lá vem a tribo
Heitor Villa Lobo/ Manduca Piá – Modinha
Heitor Villa Lobos – Bachianas Brasileiras nº 5

Theatro Municipal de São Paulo
Endereço: Praça Ramos de Azevedo, s/n – República
Telefone: 3053-2090
Horário de funcionamento da bilheteria: de segunda a sábado, das 10h às 19h e domingo, 10h às 17h. *Nos dias de espetáculo a bilheteria funciona das 9h até o início do evento.

Praça das Artes
Endereço: Av. São João, 281 – Centro
Horário de funcionamento da bilheteria: de segunda a sexta das 13h às 19h. Sábado, domingo e feriados das 11h às 17h.

Mais informações no SITE do Theatro Municipal de São Paulo.