Farra do foro: 34 mil autoridades têm algum privilégio de foro no Brasil

Relator e autor da proposta

O relatório do senador Randolfe Rodrigues (REDE-AP) à proposta de emenda à Constituição que extingue o foro especial por prerrogativa de função – mais com conhecido como foro privilegiado – para autoridades brasileiras,  traz a estimativa de que o Brasil tem 34 mil autoridades com algum privilégio de foro garantido pela Constituição.

Elas estão espalhadas por todos os três poderes e o Ministério Público, e se distribuem entre STF, Superior Tribunal de Justiça (STJ), Tribunais Regionais Federais (TRFs) e tribunais estaduais de Justiça.

Caso seja aprovada a proposta, todas as autoridades públicas do país, incluindo parlamentares, ministros e o presidente da República, teriam seus processos judiciais comuns iniciados na primeira instância e poderiam ser presos a partir de uma condenação na segunda instância.

As Casas do Congresso Nacional perderiam o poder de deliberar sobre a manutenção ou não da prisão de seus membros.

O presidente, em caso de crime comum, seria afastado de suas funções já a partir do recebimento da denúncia pelo juiz de primeiro grau competente. Apesar do abuso do foro privilegiado, essa cláusula para o poder executivo deixaria o país ingovernável. Qualquer juiz parcial de Curitiba ou de qualquer lugar do país tiraria do cargo um presidente da República com uma “interpretação” dos fatos. Muito diferente do afastamento de 1 senador no meio de 80 ou 1 deputado no meio de 500.

A PEC 10/2013, do senador Alvaro Dias (PV-PR), revoga todos os trechos da Constituição que concedem foro especial de julgamento em casos de crimes comuns para políticos, ministros, desembargadores, juízes, procuradores, promotores e comandantes militares. Além disso, o restabelecimento do foro privilegiado passa a ser vedado pelo texto constitucional. O relatório dever ser lido no próximo dia 19. (Com informações da Agência Câmara)


Discover more from Carta Campinas

Subscribe to get the latest posts sent to your email.

Comente

plugins premium WordPress