Estão abertas as inscrições gratuitas para a Oficina de Documentário, Viola e Canção do projeto Intergerações Viola Paulista, que será realizada de 6 a 11 de maio, no Centro de Cultura Caipira e Arte Popular, em Joaquim Egídio. A atividade faz parte do projeto Intergerações Viola Paulista, da Secretaria da Cultura de São Paulo, produzido por artistas e pesquisadores do Instituto Câmara Clara e do Voamundo Cultural, com o apoio da Secretaria de Cultura de Campinas, por meio do Museu da Cidade.

A oficina une a linguagem do audiovisual e da música, tendo como foco o universo da viola, seu processo artesanal de construção e sua presença em manifestações culturais populares em Campinas.

Os participantes irão realizar práticas de entrevista, captação de áudio e filmagem, além de discutir aspectos éticos, técnicos e estéticos da produção audiovisual e temas como memória, envelhecimento e relações intergeracionais.

A atividade também oferece um panorama sobre a presença da viola nas diferentes regiões do Brasil, suas variadas formas, denominações, afinações e modos de tocar. Além disso, uma roda de viola, memória e canção está prevista como atividade prática de registro audiovisual, com a participação especial do Grupo de Catira São Gonçalo, de Joaquim Egídio.

Para participar da oficina, é preciso baixar a ficha de inscrição no SITE e enviar para [email protected]. As inscrições, gratuitas, serão recebidas até o dia 6 de maio, com vagas limitadas. (Carta Campinas com informações de divulgação)

Oficina de Documentário, Viola e Canção
Quando: 6 a 11 de maio
Onde: Centro de Cultura Caipira e Arte Popular (Rua José Ignácio, 14. Distrito de Joaquim Egídio).
Inscrições gratuitas: até 6 de maio. Vagas limitadas