O ambulatório de Infecções Genitais Femininas do CAISM (Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher), da Unicamp, está recrutando mulheres para passarem por um estudo que irá diagnosticar e fazer o tratamento da vulvodínia e obter melhora de seus sintomas.
A vulvodínia é um transtorno pouco conhecido, que provoca fortes dores na região genital da mulher e pode virar um grande transtorno na vida de um casal. Trata-se de uma síndrome de dor crônica na área vulvar (parte externa do órgão genital feminino) sem a presença de um processo infeccioso, dermatológico, metabólico, autoimunitário ou neoplásico. Além de características genéticas, os especialistas afirmam que há influências hormonais e emocionais no desenvolvimento do sintoma.
O estudo é coordenado pelo ginecologista e professor Dr. Paulo César Giraldo e a fisioterapeuta Marcela Bardin. No total serão realizados dez encontros: duas avaliações (inicial e final) mais oito sessões (semanais) de tratamento. O tempo estimado de duração é de dois meses.
Para participar da pesquisa, que será realizada em Campinas, é preciso ser maior de 18 anos, não estar grávida e ter dor ou queimação na vulva ou vagina (exame ginecológico ou relação sexual) há mais de 3 meses.
Estima-se que aproximadamente 15% das mulheres sofram com este tipo de incômodo em algum momento da vida, mas o sofrimento pode ir além da dor física, gerando problemas no relacionamento e a falta desejo sexual na mulher. A falta de informação sobre o assunto ainda é grande, mas para as que sofrem com a vulvodínia é importante saber que existe tratamento.
Essa pesquisa pode ser a oportunidade de muitas mulheres diagnosticarem e tratarem essa condição, promovendo a melhora dos sintomas e da qualidade de vida.”
Serviço
As mulheres interessadas em fazer parte desse estudo devem enviar um e-mail com nome completo e telefone para [email protected] ou SMS ou WhatsApp para o número (19) 98154-8688. A Unicamp abriu as inscrições em setembro de 2016 e os encontros acontecem até o final de 2017.
O Ambulatório de Infecções Genitais do CAISM (Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher) da Unicamp está localizado àRua Alexander Flemming, nº101, Cidade Universitária Zeferino Vaz, Campinas (SP). (Com informações de divulgação)
Tenho todos os sintomas de vulvodonia,e já não sei o que fazer,já passei em vários ginecologista ninguém descobre nada,os medicamento que uso não estou tendo resultados,já estou em depressão.estou quase perdendo o emprego,tem dia que não aguento.quero me escrever nesta inscrição.So tem um probleminha eu moro em São Paulo. Por favor me ajudem eu não quero fazer nenhuma besteira.
Nildes Pedras dos Santos: As mulheres interessadas em fazer parte desse estudo devem enviar um e-mail com nome completo e telefone para [email protected] ou SMS ou WhatsApp para o número (19) 98154-8688. Acho que se você entrar em contato com eles pode ser que consiga ajuda.
Por favor aguardo uma resposta