Em São Paulo – Até o próximo dia 2 de abril, fica em cartaz na Sala Renée Gumiel do Complexo Cultural Funarte, o espetáculo “Artaud, Le Mômo”, uma homenagem da bailarina e diretora Maura Baiocchi e da Taanteatro Companhia ao teatrólogo francês Antonin Artaud.

Com dramaturgia de Wolfgang Pannek, a peça é inspirada em algumas das últimas obras escritas por Artaud como ”As Novas Revelações do Ser”, “Verdadeira História de Artaud, o Momo”, “Supostos e Supliciações”, “A Face Humana” e “O Homem Árvore”.

O ponto de partida são as ideias de liberdade autêntica, escravidão contemporânea, a conquista/construção de um corpo soberano e a luta contra a institucionalização das formas de vida.

A partir do singular processo de “devir dança” de Baiocchi, a encenação investiga as dimensões específicas da produção artaudiana: as crises do espírito, da cultura e da linguagem. A ideia é oferecer ao público uma oportunidade de vivenciar uma elaboração meticulosa do universo alucinatório desse poeta surrealista.

O espetáculo, que mistura dança, poesia, música e vídeo, estreou em 2016, no Teatro da Aliança Francesa, em comemoração ao aniversário de 120 anos de Artaud. O trabalho também marcou os 25 anos de existência da companhia. As apresentações acontecem às sextas e aos sábados, às 19h, e aos domingos, às 18h. O valor dos ingressos vai até R$20,00. Mais informações pelo site da Funarte. (Carta Campinas com informações de divulgação)