MIS exibe cinco adaptações cinematográficas de romances de Jane Austen

Uma das mais importantes escritoras da história da Literatura, Jane Austen (1775-1817) como muitas das mulheres que se dedicaram à escrita não teve o devido reconhecimento em seu tempo e por muitos anos sua obra foi taxada de conservadora por se limitar, aparentemente, a histórias de amor.

Somente com os estudos dos revisionistas e das teorias pós-colonialistas e feministas a partir da década de 1930 é que identificou-se a postura crítica de suas obras aos valores e costumes vigentes do período em que viveu (na transição do XVIIIpara o XIX), sobretudo, em relação à condição da mulher.

É com este espírito que o Museu da Imagem e do Som (MIS) de Campinas, consagra o mês de abril à discussão de sua obra e da importância desta para a literatura com a exibição de cinco adaptações cinematográficas de seus romances. A curadoria é do crítico de cinema e jornalista Ricardo Pereira.

As exibições são gratuitas e seguidas de debate. (Carta Campinas com informações de divulgação)

Veja abaixo mais detalhes da programação:

Sábado, 1 de Abril, 19h30
ORGULHO E PRECONCEITO
direção de Joe Wright
As cinco irmãs Bennet – incluindo Elizabeth (Keira Knightley), de fortes convicções, e a jovem Lydia (Jena Malone) – foram criadas pela mãe (Brenda Blethyn) tendo somente um propósito na vida: casar-se com um bom marido. Quando um rico solteiro compra uma mansão na vizinhança, as irmãs Bennet entram em polvorosa. Quando Elizabeth conhece o belo, porém esnobe, sr. Darcy (Matthew Macfadyen), começa uma engraçada batalha entre os dois. Inglaterra, 2005. Colorido, 127 min.

Sábado, 8 de Abril, 19h30
RAZÃO E SENSIBILIDADE
direção de Ang Lee
A história de uma mulher que fica viúva e vai morar com suas três jovens filhas em uma casa de campo, na Inglaterra do século XIX. Nessa época, como as mulheres só se casavam se a família desse um dote para o futuro marido, a única coisa que restava às meninas era sonhar com um grande amor. O filme do diretor Ang Lee é baseado num romance de Jane Austen. Recebeu o Globo de Ouro de Melhor Filme e o Oscar de Melhor Roteiro Adaptado, além de ter sido indicação para mais seis Oscars. Inglaterra/EUA, 1995. Colorido, 135 min.

Sábado, 15 de Abril, 19h30
PALÁCIO DAS ILUSÕES
direção de Patricia Rozema
No início do século 18, a menina Fanny (Hannah Taylor Gordon), de dez anos, deixa sua família pobre para ser criada por parentes ricos em um lugar chamado Mansfield Park. O tempo todo a lembram de sua “inferioridade” em relação aos primos e, cercada por preconceito, só recebe carinho de Edmund, com quem divide a paixão pela leitura. Já adulta, Fanny (agora interpretada por Frances O’Connor) desenvolveu seu talento para literatura, é atraente e mordaz. Mas seu status só aumenta quando um bom partido se interessa por ela. A estória segue fazendo uma sátira à sociedade da época, abordando os casamentos de conveniência, os amores que não dão certo, traições, a falsa moral e o preconceito social. Inglaterra, 1999. Colorido, 110 min.

Sábado, 22 de Abril, 19h30
EMMA
direção de Douglas MacGrath
Adaptação do livro de Jane Austen, publicado pela primeira vez em 1816. A história se passa na Inglaterra do final do séc. XIX. Emma Woodhouse (Gwyneth Paltrow), uma jovem inteligente e bonita, vive com o pai num povoado. Quando sua amiga e confidente Mrs. Weston (Greta Scachi) anuncia o casamento com um vizinho, a garota começa a sentir um grande vazio. Passa a dar uma de cupido tentando arrumar um pretendente para a desajeitada Harriet (Toni Colette). E entre esses encontros e desencontros amorosos se desenrola a história e a boazinha Emma vai acabar se descobrindo apaixonada por quem ela menos esperava. Inglaterra/EUA, 1996. Colorido, 120 min.

Sábado, 29 de Abril, 19h30
AMOR E AMIZADE
direção de Whit Stillmann
Durante o século XVIII, a bela viúva Lady Susan Vernon foge dos boatos sobre seus casos amorosos, indo morar na fazenda dos antigos sogros. Então, ela reflete sobre a vida e decide arranjar um novo marido para ela e sua filha, Frederica. EUA/França/Holanda/Irlanda, 2016. Colorido, 92 min.

Local:
Museu da Imagem e do Som de Campinas
Palácio dos Azulejos
rua Regente Feijó, 859, Centro – Campinas

Recent Posts

108 cursos de medicina foram reprovados no Enamed e serão supervisionados pelo MEC

(foto fernando frazão - ag brasil) A primeira edição Exame Nacional de Avaliação da Formação…

6 hours ago

Comédia farsesca ‘Entre a Cruz e os Canibais’ revê o mito dos bandeirantes e as origens de São Paulo

(foto heloisa bortz - divulgação) Em São Paulo - O diretor e dramaturgo Marcos Damigo…

12 hours ago

Plataforma gratuita de streaming, Tela Brasil, será lançada neste semestre

(imagens divulgação) Concebida pela Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura em parceria com a…

23 hours ago

Bloco Vermelho ganha as ruas com samba-enredo próprio no Carnaval 2026

(imagem divulgação) Pela primeira vez em sua história, o Bloco Vermelho, que foi criado em…

2 days ago

Cientista brasileiro nomeado para a OMS precisou de escolta armada durante o governo Bolsonaro

(foto fiocruz amazônia) O médico infectologista da Fiocruz, Marcus Vinicius Guimarães Lacerda, que foi nomeado…

2 days ago

Vem aí: Festival A Rua É Nóis vai ocupar a Estação Cultura com rap, funk, reggae e rock

Brunna, idealizadora do “O Funk Ensina" (foto reprodução - instagram) O Festival A Rua É…

3 days ago